:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Ao final do desfile de 7 de setembro em Teixeira de Freitas, muita gente quis saber o motivo da ausência da Orquestra 9 de Maio e dos meninos do Orquestrando Futuros. Nos últimos anos, a presença das crianças, adolescentes e jovens músicos marcou o evento com música clássica e muita vibração. Neste ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, fez o convite ao grupo na véspera do desfile, dia 6, assim foi inviável a participação.

A Orquestra 9 de Maio é fruto do Programa Orquestrando Futuros.  Ambos estão sob a tutela do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), que é presidido por Gislaine Romana e coordenado pelo Maestro Orley Silva. Desde a implantação do Orquestrando Futuros no município, além de desfilar, os integrantes, o maestro e a presidente Gislaine Romana, participam das reuniões de organização do evento cívico. Coisa que este ano não aconteceu. O contato só foi feito durante a tarde do dia 6, véspera do feriado e do desfile. “Não teríamos como ensaiar, muito menos adequar nosso repertório, que neste desfile foi o ECA - Estatuto da Criança e Adolescente, além disso, algumas das nossas crianças já estavam comprometidas com os desfiles das suas escolas, por respeito, não poderíamos retirá-las dos seus compromissos já firmados, afinal, temos como regra a responsabilidade, primamos por isso”, explicou o maestro Orley.

Diante da explicação do maestro, que usou a rede social para se comunicar, os pais se sensibilizaram com a conduta do ICED. “Sentimos falta do lindo espetáculo que sempre proporcionam, mas concordo com a postura de respeito com nossas crianças”, apoiou Isabel Canto. Outra mãe, identificada apenas como Marilda, acusou a Prefeitura: “na hora de arcar com as responsabilidades eles pulam fora”, disparou, em referência a falta de pagamentos do município para o Programa desde o início do ano.

O ICED desenvolve diversas ações dentro e fora do município de Teixeira de Freitas, como o Encontro de Cordas, o Orquestrando Ressocializações e o Orquestrando Futuros. “Ressaltamos aqui que seguiremos cumprindo o compromisso que assumimos de cuidar de nossas crianças e adolescentes, contribuindo para a proteção integral e manutenção dos seus direitos humanos, conforme determina o ECA que foi celebrado no desfile”, concluiu o maestro. Em resposta, ele teve mais agradecimentos: “muito obrigada Orley, por todo o carinho com nossas crianças”, escreveu Taise Correia.

O Orquestrando Futuros acolhe centenas de crianças, a maioria delas, estudante de escolas da rede pública. Elas aprendem música erudita, disciplina e outros valores éticos e morais. No Programa, as crianças são levadas ao crescimento por meio da música. A qualidade do trabalho do faz do Programa uma vitrine capaz de impulsionar as crianças e jovens, como aconteceu em diversos casos, quando meninos e meninas participantes, foram convidados para integrarem outras Orquestras e tocarem por todo o Brasil e até mesmo no exterior.

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.