:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

ifa1

Teixeira de Freitas: Desde 2005 em Teixeira de Freitas, o Instituto Francisco de Assis Técnico - IFA Técnico, é referência na área educacional, especificamente em cursos técnicos profissionalizantes, montados de acordo com o MEC, atendendo a formação profissional deficitária atual e a demanda do mercado de trabalho no extremo sul. Nesta quarta-feira (13) a equipe comemorou os 12 anos da instituição, que tem como mantenedor o Instituto Francisco de Assis – IFA.

Os cursos técnicos profissionalizantes ministrados pelo IFA Técnico têm como objetivo qualificar e habilitar profissionais para o mercado de trabalho, tornando-os aptos a elaborar e implementar projetos em sua área de atuação, estimulando-os a agir com liderança, espírito de equipe e visão prevencionista, baseados na criatividade, ética e excelência profissional. Além de proporcionar a construção do conhecimento, na vivência dos valores evangélico-franciscanos, tornando o aluno, participante na transformação da realidade, com responsabilidade social e respeito às diferenças. Atualmente, o quadro docente conta com a colaboração de 26 professores, e os cursos ministrados são: Técnico em Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica, Enfermagem e Radiologia.

ifa2

Em entrevista ao Vida Diária, a diretora Maria Andreia Dutra, conta um pouco da trajetória e de como surgiu o projeto IFA Técnico. Há 13 anos atrás, ao ler uma reportagem sobre a importância dos cursos técnicos no Brasil - um país de produção e por isso a necessidade de técnicos capacitados - Maria Andreia decidiu se dedicar ao projeto de implantação dos cursos técnicos em Teixeira de Freitas. Na época, fazia uma pós-graduação na instituição e percebeu que havia uma ociosidade nas salas do IFA no período vespertino. De início, a proposta era a de que, empresas teixeirenses e da região pudessem financiar os cursos para alunos oriundos da rede pública, via isenção de impostos.

A partir dessa ideia, Maria Andreia estudou toda a normatização para a estruturação de cursos técnicos, o que precisava para implantar cursos técnicos no Brasil. No primeiro momento, foi diagnosticado a necessidade de oferecer um curso de informática, então o primeiro curso montado foi o de Telemática, que era a junção da telecomunicação com a informática. Juntamente com Fernanda Maria Ribeiro e Vinícius Sarti, montaram a grade do primeiro curso.

ifa3

Maria Andréia contou com a ajuda do engenheiro eletricista Anderson Ambrósio, colega de sala na pós-graduação, que sugeriu implantar também o curso de Eletrotécnica. Assim, com Anderson, Edson Carlos Pereira e Hilton Messias Souza montaram o segundo curso. Aos poucos, foram surgindo outros profissionais da área industrial, que contribuíram para o desenvolvimento e expansão dos cursos. Carlos Luís Rocha e Flávio Xavier ajudaram no curso de Técnico de Segurança do Trabalho, suprindo a carência desses profissionais na região.

Surgiu então, em 13 de setembro de 2005, o IFA Técnico, ofertando 03 cursos técnicos profissionalizantes. Para concorrer às vagas, os candidatos passavam por um teste de seleção obrigatório, posteriormente, apenas inscrição. No ano seguinte, o grupo fez uma pesquisa em Teixeira de Freitas para saber de fato, quais cursos atendiam a demanda da região. Os mais solicitados foram Secretariado e Vendas, porém não alcançaram a quantidade de alunos necessária para formar uma turma. “Infelizmente as pessoas não dão valor à profissão de vendedor, acham que não precisam de uma formação técnica para atuar, por isso as vendas são deficitárias em nossa cidade. Já o Secretariado serviria para a atuação na área da saúde, em consultórios, advocacia, em escritórios, para obterem noções de arquivística, agenda, planilhas, entre outros, mas a comunidade não aderiu aos cursos”, explica a diretora.

ifa4

Um dos professores do curso técnico de Segurança do Trabalho, Álcio Luis Sperandio Zon sugeriu o curso técnico de Enfermagem, assim também, vieram Leonardo Osório Martins, Sidalmo Borges Teixeira, e juntos, montaram o curso de Técnico em Radiologia. Os demais cursos foram acrescentados ao longo dos anos, após a aprovação do Conselho Estadual de Educação do Estado.

“A nossa trajetória sempre foi marcada por muito trabalho, muita dedicação. Sempre contamos com profissionais que chegam à instituição com garra, comprometidos, sem pensar no financeiro, com vontade de formar o aluno para o mercado de trabalho”, finaliza Maria Andreia.

ifa6

Para Cristiane Pereira Lima, secretária do IFA Técnico e funcionária desde a sua fundação, fazer parte da equipe é uma honra e ao mesmo tempo gratificante. “Estou crescendo e aprendendo a cada dia com o IFA Técnico, ao longo destes 12 anos na Instituição. Somos mais que uma equipe, somos uma família. Nossa união e nosso empenho, nos fortalecem a cada ano, isso que me deixa feliz, realizada profissionalmente”, comemora.                  

O IFA técnico, no compromisso de contribuir para a sociedade teixeirense de maneira solidária, promove ações sociais, envolvendo tanto o corpo docente como discente. No próximo domingo (17), em parceria com o Grupo Chama, estará promovendo o projeto social “Chama em Ação” no bairro Cidade de Deus. A proposta é contemplar 200 moradores, dentre crianças, adolescentes, adultos e idosos, com atendimentos diversos: corte de cabelo, equipe de enfermagem do IFA Técnico, alguns atendimentos médicos (triagem), recreação, lanches, distribuição de kit bucal e kit higiene, chinelos, leite em caixinha, brinquedos, etc.

Para agregar mais valores aos currículos dos alunos, além de expor as atividades quantitativas e qualitativas da entidade, todos os anos, o IFA Técnico realiza a “EXPOTEC”, exposição dos trabalhos realizados nos Cursos Técnicos Profissionalizantes. Nos primeiros anos, era realizada no próprio pátio da escola, posteriormente passou a ser realizada na Praça da Bíblia, aberta ao público e com premiações para os melhores trabalhos.

ifa5

“Ao comemorar mais um ano de existência superando resultados, podemos acreditar em um futuro cada vez mais promissor. O IFA Técnico ainda tem muito o que crescer e contamos com o apoio, talento e profissionalismo de toda nossa equipe. A todos nós que desempenhamos o nosso trabalho com vontade e com responsabilidade, PARABÉNS!”. IFA Técnico.

Por Vida Diária: Andressa Lima/Secretaria IFA Técnico.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.