:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

ylai

Saíram os nomes dos 20 jovens brasileiros selecionados para o Programa de Bolsas de Estudos Profissionais da Iniciativa Jovens Líderes das Américas (YLAI) de 2017. Eles vão para os EUA para ampliar seus planos de negócios e empreendimentos sociais, aprender com seus pares americanos e compartilhar as melhores práticas. O prêmio foi dado pelo governo norte-americano depois de uma grande seleção entre de empreendedores talentosos do mundo inteiro.

No Brasil, os 3 mil inscritos neste ano são de 11 estados: Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Eles são de áreas como: educação, empoderamento feminino, empregabilidade, serviço público, nutrição, segurança alimentar, meio ambiente, comunicação, gerenciamento, desenvolvimento pessoal de presidiários, marketing digital, turismo, soluções financeiras sustentáveis e projetos habitacionais para a população de baixa renda.

ylai1

Entre os escolhidos, a jovem baiana Luize Araújo, co-fundadora da Coletivo Motora, empresa de programação visual que visa empoderar mulheres criativas e aumentar a visibilidade do trabalho delas. Antes disso, Luize trabalhou em uma startup focada na criação de apresentações, foi estagiária da Programação Visual e voluntária da Comunidade de Formadores Globais. Ela também é sócia de uma startup, que visa aumentar o entendimento do mundo pelos jovens, onde exerceu a função de designer gráfica e líder de comunicação. É formada em Design pela Universidade do Estado da Bahia.

A Iniciativa Jovens Líderes das Américas (Ylai) é o principal programa de intercâmbio dos Estados Unidos no continente. Lançada em 2016, a Ylai fornece 250 bolsas de estudo anualmente. O programa tem cinco semanas e vai levar jovens líderes de 36 países da América Latina e Caribe para os EUA. Primeiro eles vão participar de uma conferência em Atlanta, Geórgia, e depois seguem para um programa de quatro semanas em empresas anfitriãs, que vão orientar e supervisionar os bolsistas em cursos de empreendedorismo.

O programa termina com uma reunião de cúpula na área de capacitação de lideranças e desenvolvimento de conhecimentos específicos em Washington, D.C. A ideia é que eles voltem com uma bagagem maior e uma rede de contatos mais extensa para fortalecer os laços de negócios entre Brasil e EUA.

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, disse que a ideia é “levar ainda mais da nossa cultura empresarial de empreendedorismo e inovação a toda a América Latina, de modo que a prosperidade da América Latina e a nossa prosperidade continuem a crescer juntas”.

Por Vida Diária: Andressa Lima/ SóNotíciaBoa.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.