:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

semana do transito4

Teixeira de Freitas: Na manhã desta segunda-feira (18) a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania lançou a campanha da Semana Nacional do Trânsito, com diversas ações de conscientização para os condutores, pedestres e todos que se utilizam das vias públicas. Com o objetivo de ajudar a informar e conscientizar, foi lançada juntamente com a campanha, o “Detranzinho”, uma ação do Detran em Teixeira de Freitas para incluir as crianças no processo de informação.

giovanna1

Tatiane Ruas, coordenadora da 24ª Circunscrição Regional de Trânsito - CIRETRAN fala sobre o importante papel das crianças na campanha de conscientização. “As estatísticas nos mostram que 70% dos acidentes no trânsito acontecem devido à falha humana. Por isso, a semana de conscientização serve para relembrar as pessoas, do papel individual, da responsabilidade, para que esse número possa diminuir. Pensando nisso, decidimos envolver as crianças nessa campanha, pois são ferramentas de comunicação também, uma vez que, ao passar informações sobre as boas práticas no trânsito, elas certamente chegam em casa comentando com os pais e familiares, os quais tendem a ouvi-las mais do que os próprios agentes de trânsito”, explica a coordenadora.

giovanna2

O “Detranzinho” é uma ação que irá envolver as crianças como amigas do Detran, os pequenos agendes de trânsito, conscientizando e corrigindo os pais. A bloquinho de Mini Multa traz várias infrações, de fácil entendimento e leitura para que as crianças aprendam o que pode e o que não pode no trânsito, como falar ao celular no volante, utilização do cinto de segurança, entre outros. As crianças, ao perceber que os pais, avós, entre outros familiares condutores, cometeram alguma das infrações contidas no bloquinho, terão de pagar a “mini multa”, pois cometeram uma infração e devem ser penalizados. Para uma multa leve, o pagamento é bala, grave, o pagamento é chiclete, e gravíssima o pagamento à criança deverá ser chocolate.

giovanna

Giovanna Ferreira Camargo, 06 anos, foi escolhida para o lançamento da campanha. Em outubro, outras crianças também serão selecionadas para participarem. Giovanna já está apta para orientar, corrigir e multar os pais e familiares de seu convívio. “Vou cobrar as multas que o papai e a mamãe cometerem. Não podem usar o celular quando estiverem dirigindo, não podem dirigir sem o cinto de segurança. Quando cometerem algo errado no trânsito a frase será: Mamãe/Papai eu te amo, mas você errou, agora vai ter que pagar a multa!”, explica a pequena agente de trânsito.

Por Vida Diária: Andressa Lima e Mirian Ferreira.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.