:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

semana do transito

Teixeira de Freitas: Começou nesta segunda-feira (18) a programação da Semana Nacional do Trânsito em Teixeira de Freitas e todo o território nacional. Durante toda a semana, estão previstas iniciativas diversas de conscientização de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, pelo comportamento consciente e responsável. E você, tem sido um motorista legal? Faça o teste ao final dessa matéria.

semana do transito1

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano o Conselho Nacional de Trânsito - Contran definiu “Minha escolha faz a diferença no trânsito” como tema, que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade, segundo o Contran, é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

semana do transito3

Em Teixeira de Freitas, a mobilização será realizada até o dia 22, organizada na cidade pela Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e conta com a participação de todos os órgãos especializados da área, como a 24ª Ciretran, Polícias Civil e Militar, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, SAMU, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Rotary Clube, e Maçonaria.

semana do transito4

A abertura aconteceu na Praça da Bíblia, às 8:00 h desta segunda-feira (18), com o tema nacional “Minha Escolha Faz a Diferença” e apresentação musical da banda da Guarda Municipal. Desde então, ações educativas e de caráter informativo estão sendo promovidas, com foco na transformação das atitudes dos envolvidos no trânsito, buscando um ambiente mais seguro, a diminuição de acidentes e valorização da vida.

semana do transito2

Até o fim da campanha, vários trabalhos de conscientização e blitz educativas serão realizados no município, como palestras em escolas, entregas de panfletos e abordagens nos semáforos. Com o intuito de promover um impacto visual das consequências da imprudência no trânsito, foram colocados em espaços específicos da cidade, veículos envolvidos em graves acidentes, como nas rotatórias do centro. Na Praça da Bíblia, durante toda a semana, os cidadãos podem usar os serviços de aferição da pressão e glicose ofertados por profissionais da saúde, obter diversas informações sobre as mudanças no trânsito em Teixeira com um agente, que estará de prontidão para atender toda a comunidade teixeirense.

Um dos organizadores do evento, o Capitão Álvaro, secretário de Segurança Pública e Cidadania, fala sobre a semana. “Assim como outras campanhas educativas realizadas ao longo do ano por todos os órgãos que se preocupam com o trânsito, é o momento em que paramos e nos dedicamos essencialmente para a conscientização da responsabilidade de cada indivíduo inserido nesse contexto. Afinal, o trânsito só vai deixar de matar ou de comprometer a saúde das pessoas com tantas ocorrências de acidentes, a partir do momento que tomarmos consciência de que fazemos parte desse processo. Para isso é preciso mudar comportamentos a fim de contribuir para a mudanças de resultados”, explica o secretário.

Você tem sido respeitoso no trânsito? Faça o teste aqui.

Por Vida Diária: Andressa Lima/Contran.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.