:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: A ONG PASPAS, com o objetivo de apoiar políticas públicas que visam a proteção social e auxiliar na formação integral de crianças e adolescentes, bem como atender suas famílias. Para o alcance de seus objetivos, firmou parceria com 02 escolas do município. Curso de Teatro para alunos da Escola Municipal São Geraldo e Curso de Produção de Vídeo na Escola Municipal Alcenor Barbosa.

A parceria entre a ONG e as escolas potencializa as oportunidades de transformação social.  Os alunos de ambos os cursos são atendidos em horário oposto ao letivo das crianças, complementando a educação.

Foi detectado por meio de uma pesquisa realizada no bairro Castelinho e proximidades (onde está localizada a escola Alcenor Barbosa), que os moradores têm dificuldade em ensacar o lixo corretamente e esperar a coleta, portanto usam a queimada. Existe um córrego que virou esgoto e grande descaso com uma área de preservação permanente, já ocupada por moradias. Esses problemas detectados se transformaram em conteúdo para os vídeos produzidos pelos alunos, e já circulam no WhatsApp, Facebook e outras redes sociais.

Com a responsabilidade de produzir vídeos, os alunos promovem a retratação da realidade dos bairros e apontam soluções. Consequentemente, se tornam produtores de conteúdo que expressam o olhar da comunidade, suas concepções, seus valores, hábitos, costumes e colaboram para as melhorias. As vozes e imagens são dos próprios alunos.

Na parceria com a Escola Municipal São Geraldo e a Casa da Cultura, acontece na sede da ONG o curso de Teatro sob a liderança dos professores Edinildo e Nilce. A ação dos jovens na busca de soluções para os problemas de onde vivem é um diferencial significativo tanto na produção de vídeo quanto no teatro, onde os estudantes são preparados para diagnosticar e intervir na realidade local. O teatro tem a habilidade de agir no combate ao racismo, elevação da auto estima dos participantes e contribui com as aulas de português, já que os participantes precisam escrever seus roteiros.   

Existe ainda o grupo de capoeira e o projeto “João de Barro” com demais oficinas: balé, dança e violão. Cursos que estimulam a autodisciplina a concentração, o respeito ao outro, e a arte de tocar um instrumento. Há o diálogo entre a escola, o CRAS e órgãos municipais para encaminhamento dos alunos ao projeto.

Além dos alunos usarem o espaço da escola e usarem o espaço da ONG, os integrantes participam de apresentações em outros espaços, como shopping, abertura de eventos, apresentações de rua etc.

E para reforçar a integração entre proteção social e educação, a ONG utiliza de estratégias para empoderamento das famílias dos alunos promovendo palestras, fóruns, seminários e cursos de geração de renda, a exemplo do curso de joias sustentáveis (colar, brincos, pulseiras, tiaras, entre outros) feitas de garrafa pet, embalagens de shampoo, e outras embalagens plásticas recicláveis. Também promove o curso de fabricação de película, também com embalagens recicladas, doces e salgados, artesanato, manicure, sobrancelha e depilação.

Por Vida diária: Andressa Lima/ONG PASPAS.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.