:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Deixar para conhecer o local de prova no dia do exame pode ser arriscado. Como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em dois domingos, 5 e 12 de novembro, é preciso prever possíveis imprevistos que vão desde interdições por conta de eventos nas redondezas dos locais de prova até a diminuição da oferta de ônibus por não ser dia útil.

Os candidatos foram alocados de acordo com o endereço residencial indicado no ato da inscrição. A recomendação é para que os estudantes façam uma visita ao local de provas com antecedência, para conhecer o trajeto até lá e evitar imprevistos que provoquem atrasos. Os portões serão fechados às 12h (para o estado da Bahia), e quem não chegar antes perderá o Enem.

Cada candidato poderá ver o endereço do seu local de provas no cartão de confirmação, disponível em http://enem.inep.gov.br/participante.

Veja dicas para planejar o melhor trajeto de sua casa até o Enem:

De carro: Usar os aplicativos de trânsito ajuda a calcular o tempo necessário para chegar ao local de provas. É possível fazer esse cálculo em vários horários do dia e entender quanto tempo a mais é necessário para fazer o caminho nos horários de pico. Apesar de, durante o fim de semana, o trânsito seja mais tranquilo, se houver muitas pessoas indo para o mesmo local de provas antes do Enem, há o risco de engarrafamentos nas ruas do entorno.

Estacionamento: Quem for dirigindo até o Enem também tem um problema extra: o de encontrar lugar para estacionar o carro. Por isso, uma visita com antecedência é útil para saber se existem vagas nas ruas do entorno ou opções de estacionamentos privados, e evita que essa busca seja feita só no dia das provas, o que pode gerar atrasos.

De transporte público: Vale lembrar que, durante os fins de semana, a oferta de ônibus diminui. Por isso, é necessário conhecer em detalhes as rotas dos ônibus, os locais dos pontos de subida e descida e o tempo de caminhada até o local de provas.

De bicicleta ou a pé: Quem decidir ir por conta própria para fazer o Enem deve verificar qual é o caminho mais curto e mais seguro. No caso dos ciclistas, é preciso saber de antemão onde deixar a bicicleta. Nos dois casos, também é preciso lembrar que, caso a distância seja muito grande, existe o risco de chegar até a prova sentindo muito cansaço ou fome e, assim, ter que lidar com essas distrações durante o Enem.

Por Vida Diária: Andressa Lima/G1.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.