:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Na véspera da implantação da primeira Escola Cultural de Teixeira de Freitas, a primeira da região, noite de quinta-feira, 16, os principais agentes culturais do Extremo Sul se reuniram no saguão do CETEPS, antigo Colégio Modelo (Colem). Com a presença do Superintendente de Cultura do Estado, Sandro Magalhães e da deputada estadual Maria Del Carmen, o evento, realizado pelo Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED) seguiu com os diretores municipais de cultura, capoeiristas, artistas plásticos, promotores culturais e outros.

Pouco a pouco, convidados e alunos do CETEPS se misturaram no espaço, formando uma plateia heterogênea. Todos participaram das explicações do Sandro Magalhães quanto a ideia e funcionamento do projeto Escolas Culturais, bem como, aplaudiram a notícia de que o maestro Orley Silva foi eleito padrinho do polo de Teixeira de Freitas e, por fim, participaram de arguições sobre investimentos na cultura regional e uma reflexão acerca da Lei da Sanfona.

 Projeto Vivo

Coube ao superintendente trazer detalhes do projeto. Ele explicou que se trata de um projeto de integração entre a comunidade artística que se forma dentro da Escola, com a que acontece fora dela. Isso significa que todo grupo cultural, de diversas manifestações artísticas, terá acesso aos equipamentos e espaços da Escola Cultural, que em Teixeira de Freitas, funcionará nas dependências do CETEPS, que já está recebendo melhorias na infraestrutura, kit tecnológico para trabalhos audiovisuais, livros e outros.

Sandro Magalhães disse que será construído um calendário com programação fixa, para garantir a vivacidade do projeto. "As pessoas podem procurar a escola para fazer uma dinamização cultural". Além disso, toda Escola Cultural receberá um núcleo Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) e haverá um edital de residência artística exclusivo, entra tantas ações previstas.

O Padrinho

 

Outro ponto abordado, foi a importância do padrinho da Escola Cultural local na manutenção e realização artística. Um posto de grande responsabilidade e, por isso, escolhido com rígidos critérios, baseados em entrevistas, pesquisas e análise de perfil. Esses trâmites levaram a escolha do maestro Orley Silva do ICED. Ele é reconhecido por ser idealizador de programas como o Orquestrando Futuros, que ensina música clássica a crianças em risco de vulnerabilidade social, revelando grandes potenciais e mudando, efetivamente, a vida de muitos jovens.

Ao fim, o próprio maestro conduziu uma reflexão acerca da Lei da Sanfona, ou Lei de cota para artistas locais, como também ficou conhecida. A proposta inicial dessa lei, é que 60% do orçamento previsto para a contratação das atrações em eventos, seja destinada para os artistas locais, entretanto, uma modificação no texto, trazendo o trecho "artistas que expressam a cultura baiana", permite uma interpretação mais ampla, tirando a exclusividade do agente local. 

 A discussão vai continuar

Na ocasião, foi iniciada uma discussão de alternativas e propostas que estreitem esse entendimento, a fim de tornar o objetivo primeiro da lei mais eficaz e determinante para o benefício dos diversos artistas, que devem ser priorizados no ato da contratação por serem locais, regionais e estaduais. Respeitando essa hierarquia geográfica. Esse deve ser um debate estendido para outros momentos, até que haja um consenso e uma alternativa possível de solução, ancorada na institucionalidade.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.