:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) superou a Universidade de São Paulo (USP) e é a instituição brasileira melhor avaliada no ranking da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). A classificação divulgada nesta quinta-feira (23), coloca a Unicamp como a 12ª melhor universidade dos países emergentes, os chamados Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Pelo terceiro ano consecutivo, a USP caiu na classificação e aparece em 13º lugar. Em 2014, a instituição estava em 7º no ranking. Já a Unicamp se mantém na 12ª posição desde 2015.

O Brasil tem 08 universidades entre as 50 melhores. Além de USP e Unicamp, também estão na lista Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (31ª), Universidade Estadual Paulista – UNESP (34ª), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP (42ª), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RJ (46ª), Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (47ª) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (50ª).

A análise incluiu o rendimento das 300 melhores universidades das 05 nações que compõem o Brics. O Brasil é o 4º com o maior número de universidades, com 61 instituições no ranking. O país fica atrás da China, que tem 94 instituições, da Rússia, com 68, e Índia, com 65.

Na lista das dez principais instituições, a China lidera com 07 universidades. A Índia tem 02 instituições nessa relação, e a Rússia, uma.

Por Vida Diária: Andressa Lima/R7.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.