:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, nesta segunda-feira (27), os Indicadores de Qualidade da Educação Superior do ano de 2016. Na Bahia, onze universidades foram avaliadas em relação ao Índice Geral de Cursos (IGC), e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) alcançou nota mais alta, com 3,6627. Na lista, estão as instituições cuja sede fica no estado.

Em segundo lugar vem a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) com 3,2309, seguida da Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB), com 3,0714. Seis instituições, ao todo, todas de ensino público, atingiram a faixa 4 do indicador. O índice máximo a ser alcançado é na faixa 5.

As cinco restantes ficaram na faixa 3 do indicador. A Universidade Salvador (UNIFACS) foi a instituição privada mais bem colocada com nota de 2,6529. A outra instituição particular da lista, a UCSal, ficou em último entre todas as universidades avaliadas no estado, com 2,2324.

O IGC é calculado com base na média de três conceitos no último triênio: Conceito Preliminar de Curso (CPC), Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) dos cursos das instituições avaliadas e o dos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dos cursos de mestrado e doutorado.

Confira o ranking abaixo:

1° Universidade Federal da Bahia (UFBA) - 3,6627

2º Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - 3,2309

3º Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) - 3,0714

4º Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - 3,0531

5º Instituto Federal Baiano (IFBaiano) - 3,0120

6 º Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - 3,0104

7º Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - 2,7874

8º Instituto Federal da Bahia (IFBA) - 2,7714

9º - Universidade Salvador (UNIFACS) - 2,6529

10 º Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - 2,3774

11º Universidade Católica do Salvador (UCSAL) - 2,2324

Qualidade dos cursos

A avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia a qualidade dos cursos de bacharelado e graduação tecnológica, leva em conta quatro critérios: os professores (corpo docente); o desempenho dos formandos no ENADE; o que a graduação agregou ao aluno e, por fim, a opinião dos alunos sobre o curso. As notas variam entre 1 e 5.

Este ano, as graduações avaliadas foram de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. Além delas, também foram analisadas a situação das graduações tecnológicas de Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Hospitalar e Gestão Ambiental.

Na Bahia, apenas dois cursos dos 221 avaliados atingiram a nota máxima (5) no CPC de 2016. Isso corresponde a 0,9% do total, menos da metade da média nacional. Em todo o país, 1,9% dos cursos de graduação alcançaram nota 5.

As notas máximas na Bahia foram para cursos da mesma instituição, em Feira de Santana. Tanto a graduação em Nutrição quanto o bacharelado em Educação Física são da Faculdade Nobre (FAN).

A única nota 1 (a mais baixa) no CPC foi para o curso de Agronomia da Faculdade Dom Luis de Orleans e Bragança (FARRP), em Ribeira do Pombal.

A nota 3, considerada satisfatória, foi a que teve maior número de cursos: 126. Outros 74 tiveram nota 2 no CPC e, por fim, 14 foram avaliados com nota 2.

Por: Vida Diária/Correio 24h.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.