:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: A Proposta de Reordenamento da Rede Escolar Municipal em Teixeira de Freitas foi apresentada pelo Secretário Municipal de Educação e Cultura, professor Hermon Lopes, no mês de novembro e, de acordo com a Prefeitura Municipal – PMTF, tem dois objetivos: Garantir a qualidade do ensino e a economia financeira.

Antes de ser divulgada para a população, a proposta foi apresentada aos vereadores da Câmara Municipal, Ministério Público, Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Redes Públicas Municipais e Estadual do Ensino Pré-Escolar, Fundamental e Médio do Estado da Bahia em Teixeira de Freitas (APLB) e Conselho Municipal de Educação como uma medida necessária para a educação do município.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura, professor Hermon Lopes de Freitas, foi incisivo em afirmar que nenhuma criança ficará fora da Escola. “Nenhum aluno ficará sem escola, nenhuma criança ficará sem frequentar a escola, nenhum administrador público com responsabilidade fecharia uma escola para deixar criança sem estudar, todos terão acesso a unidades adequadas”.

1. Qual a importância de fazer o Reordenamento Escolar em Teixeira de Freitas?

A proposta de Reordenamento foi elaborada pela equipe administrativa e pedagógica da Secretária de Educação com base em Estudo realizado ao longo dos meses de 2017. A decisão foi tomada por conta do número reduzido de alunos, em algumas escolas, do que preconiza o Ministério da Educação (MEC), prédios alugados que não estão adequados para o funcionamento de escolas, necessidade do reordenamento de professores respeitando o plano de atividades de planejamento, além da redução necessária do custo de funcionamento da Educação Municipal. Esta não é uma medida exclusiva de Teixeira de Freitas, municípios como Salvador também estão em fase de adequação de sua rede municipal, e outros locais como no Estado de Rondônia e em São Luís no Maranhão.

2. Na prática, como será o reordenamento escolar?

Nenhum aluno ficará fora da escola. Os estudantes que estão matriculados nas escolas que terão atividades reordenadas serão realocados para unidades adequadas. Aos alunos que forem realocados para escolas com mais de 2 quilômetros de distância de sua residência será disponibilizado transporte escolar.

3. Terão novas vagas em creche em 2018?

Segundo o secretário de Educação e Cultura, Hermon Lopes de Freitas, duas novas creches serão inauguradas nos bairros Estância Biquíni e Liberdade que irão disponibilizar 360 vagas.

E se ainda houver dúvidas? 

A equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura irá a cada uma das 11 escolas que serão reordenadas para informar os procedimentos e esclarecer aos pais dos alunos a importância da mudança e que esta não irá atrapalhar o andamento da educação do nosso município.

Por: Vida Diária/Ascom.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.