:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Em cerimônia no Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira (07), o presidente Michel Temer sancionou as mudanças nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o Ministério da Educação (MEC), o programa de crédito para estudantes de cursos superiores terá 310 mil novas vagas em 2018, sendo 100 mil a juros zero.

O Fies passou por alterações a partir de uma medida provisória enviada pelo governo ao Congresso Nacional. A MP foi aprovada em outubro pela Câmara e, em novembro, pelo Senado.

As novas regras do Fies, que foi dividido em três modalidades, valerão para os contratos fechados a partir de 2018. Uma das mudanças trata dos financiamentos de uma das modalidades, que terão taxa de juros real igual a zero. Até o momento, a taxa ficava em 6,5% ao ano.

O estudante que participar do programa de crédito começará a pagar as prestações a partir do primeiro mês depois da conclusão do curso, desde que possua renda. A estimativa do MEC é de que o saldo seja quitado em um prazo de até 14 anos. De acordo com o MEC, as inscrições para o Fies, já com as novas regras, serão abertas no próximo ano. As informações sobre o processo seletivo estão no site do Fies.

A partir de 2018 o Fies dividirá suas vagas em três modalidades. Confira:

Fies 1 (sucessor do atual modelo) – 100 mil vagas

Para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita

Taxa de juros real igual a zero.

Fies 2 (nova modalidade) – 150 mil vagas

Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita

Vagas destinadas às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos de Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Fies 3 (nova modalidade) – 60 mil vagas

Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita

Vagas para estudantes de todo o país.

Por: Vida Diária/G1.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.