:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 16 de dezembro: Após um ano de intensas atividades, a Polícia Militar da Bahia, através do 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação com os alunos da rede pública, realizou na tarde desta sexta-feira (15) mais uma formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), o evento ocorreu no Espaço D Cerimonial. Foram em torno de 450 alunos formandos, pertencentes das turmas de 5º ao 7º do ensino fundamental da Escola Amigos de Aracruz. Neste ano, o tema foi “Caindo na REAL”, tendo o “REAL” como acróstico das 4 maneiras de se recusar a oferta das drogas: Recusar, Explicar, Abster-se e Livrar-se.

O PROERD é um projeto de sucesso implementado pela Polícia Militar nas escolas públicas, que visa conscientizar diversos jovens de que as drogas e a violência são “caminhos sombrios” e, às vezes, sem volta. Para o PM Marcílio Soares Costa, também instrutor do programa, disse que escolheram a Escola Municipal Amigos de Aracruz por estar situada em um bairro com altos índices de crianças e adolescentes envolvidos com o uso e o tráfico de drogas. O PROERD atua na escola há 3 anos e todos já percebem o impacto do programa na comunidade, “nós observamos que pelo menos na comunidade escolar, as crianças e os adolescentes estão mais humanizados, eles nos recebem com mais alegria, não tem mais aquela resistência de ver a polícia chegar”, relatou o soldado Marcílio.

O projeto está sob a Gestão do Tenente Coronel PM Sérgio Barros Bispo - Comandante do 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), tem como Coordenador Setorial o Capitão PM Luiz Cláudio de Jesus Góes e a Subtenente PM Kátia Cilene S. Silva Paranhos, que juntamente com o Soldado PM Marcílio Soares Costa atuam como instrutores do referido Programa. O processo de aprendizado e conscientização desenvolvido por esses Policiais Militares em sala de aula tem duração de quatro meses.

Segundo o comandante do 13° BEIC, Tenente Coronel PM Sérgio Barros, há um empenho muito grande por parte da PM, da sociedade e do executivo do município, por meio de sua secretaria de educação, dos professores, coordenadores e diretores das escolas, em garantir que o programa continue atendendo as crianças e dando resultados.

O Programa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, oferece estratégias preventivas para os alunos através de seu material didático, o que possibilita as instituições escolares adequarem o seu currículo, atribuindo um peso qualitativo às suas avaliações.

O evento contou com as apresentações dos cantores mirins, Noêmia e Anderson, que emocionaram a todos com a potência vocal que colocam na música. Os padrinhos de formatura foram o Juiz Dr. Roney Jorge Cunha e a Coordenadora Pedagógica Maria José, além disso, esteve presente o Secretário de Educação, Hermon Freitas, o qual estava representando o prefeito Timóteo Brito e que também deu todo o apoio para o PROERD. Na cerimônia, houve a entrega do prêmio de melhor redação entre os alunos formandos, a vencedora foi a estudante Caroline Ramos, 11 anos, do 5º E, a qual ganhou uma bicicleta.

 

Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.