:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Os testes vocacionais estão a um clique. Algumas dezenas de perguntas e sai o resultado do que você vai ser quando crescer. Mas, e quando o resultado dá 03 categorias completamente diferentes? E se a resposta for uma profissão com a qual você só tem em comum o fato de ser bom em contas? O que fazer quando a carreira está em baixa e o mercado não mostra sinais de melhora? Dificilmente essas respostas vão estar no final do questionário.

Segundo Carla Moreira, psicóloga especialista em gestão de pessoas e avaliação psicológica, a explicação para essa falha é simples: esses testes vocacionais não têm validação científica. “Esse não deve ser o primeiro pontapé, o ideal é procurar um profissional. Se não, é preferível que faça pesquisas, mas não baseadas em testes”, indica. Para ela, a orientação vocacional - e não o teste-  é a melhor saída.

A explicação é que a escolha da profissão não deve estar dissociada das experiências pessoais ou do estilo de vida e, portanto, requer autoconhecimento.

A também psicóloga e orientadora vocacional Simone Brasil chama atenção para a diferença entre os testes e a orientação. Enquanto o primeiro tende a ser objetivo e levar apenas alguns minutos, a segunda pode durar meses. “A escolha profissional não é fácil, acontece em um momento turbulento de transição entre a fase jovem para a adulta e a orientação faz o jovem escolher com consciência de quem ele é e da realidade profissional”, pontua.

Apesar de não indicar os testes, ela diz que eles podem ser úteis quando a pessoa não tem ideia do que fazer e precisa de um mínimo de noção.

E quais profissionais estão aptos para dar essa orientação? Para Cecília Spinola, coordenadora da Central de Carreiras da Universidade Salvador (Unifacs) e professora de psicologia, os mais indicados são psicopedagogos, psicólogos e coaches.

Durante o processo serão utilizados instrumentos para que o orientado possa ter o conhecimento de todo o cenário — desde competências até o mercado. “Não é simplesmente ‘tome aqui o resultado e faça tal carreira’. Não é uma bola de cristal. Eu defendo um trabalho processual”, diz.

 Por: Vida Diária/Correio 24h.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.