:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Entre os dez primeiros colégios estaduais baianos mais pontuados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, nove integram a rede de ensino dos Colégios da Polícia Militar da Bahia (CPM). Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho por escola na prova aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Encabeçam a lista os CPM das cidades de Vitória da Conquista (1º), Lobato (2º), Itabuna (3º), Dendezeiros (4º), Juazeiro (5º), Ribeira (6º), Teixeira de Freitas (7º), Jequié (8º) e na 10ª colocação o CPM Alagoinhas. Os demais colégios da rede CPM de ensino também tiveram uma boa colocação como a 13ª posição do ranking estadual para o CPM Feira de Santana, seguida da 15ª para o Luiz Tarquínio, a 28ª no CPM Ilhéus e 66ª CPM/Candeias.

Para o coordenador da rede CPM de ensino, major Copérnico, essa colocação é atribuída a um trabalho interdisciplinar e à democratização do acesso ao Colégio da Polícia Militar. “É a consolidação de um trabalho de equipe realizado por vários profissionais competentes e comprometidos (gestores, pedagogos, professores, pessoal de apoio técnico e administrativo). É também a coroação de uma proposta pedagógica ancorada no livre acesso (por sorteio público) que vem comprovando que é possível ter uma escola pública de qualidade sem exclusão social”, destaca.

Ainda sobre a linha pedagógica, o major ressaltou que “a educação realizada com o estabelecimento de limites na convivência escolar discente, com disciplina pedagógica e estímulos institucionais à perseverança nos estudos contribuem para a formação de cidadãos autônomos e críticos, capazes de progredir nos estudos e protagonizar papéis importantes na sociedade”.

A rede de ensino CPM conta com 13 unidades no estado, sendo quatro em Salvador e nove no interior, com expectativa de implantação de mais uma na capital baiana no ano de 2018, no bairro de Cajazeiras. Atualmente, 11.393 alunos estudam na rede do CPM em todo o estado. Só em Salvador são 4.462 estudantes.

Por: Vida Diária/Ascom.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.