:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Divulgado nesta terça-feira (09), o resultado da 1ª fase do processo seletivo para a primeira turma do curso de Licenciatura em Música EAD da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As seletivas, em etapas, estão acontecendo desde novembro de 2017. São 60 vagas para Salvador; 30 para Teixeira de Freitas; 30 para Irecê; 30 para Caetité e 30 para Senhor do Bonfim.

Para participar, os estudantes fizeram a inscrição exclusivamente pela internet. Ao todo foram mais de 1690 pré-inscritos. 980 inscritos ficaram aptos a participar da primeira etapa da seleção para as 180 vagas em todo o Estado. “Este quadro reforça a expectativa da criação de uma nova turma para 2019”, analisa Edineram Maciel, coordenadora da licenciatura em música.

Para tornar o processo ainda mais democrático, houve reservas de vagas para estudantes de músicas provenientes de projetos sociais, por exemplo, para os egressos dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis da Bahia (NEOJIBA), que em Teixeira de Freitas é representado pelo Instituto de Cultura Educação e Desenvolvimento (ICED), que desenvolve programas como o Orquestrando Futuros (OrFs).

Teixeira de Freitas destacou-se e foi o polo mais concorrido, passando para a segunda fase com 69 candidatos para 30 vagas, ou seja, 2,3 por vaga. O segundo polo mais concorrido é Salvador, com 131 convocados para 60 vagas, sendo 2,2 por vaga, seguido por Caetité e Irecê, com 2,1 e Senhor do Bonfim com 1,9.

Na primeira fase, entre 16 e 20 de dezembro, os candidatos tiveram que produzir e publicar um vídeo (material audiovisual), em que executavam uma peça musical, fosse na forma instrumental e/ou vocal, ou uma experiência de ensino em música. Foi justamente o resultado dessas apresentações que foi divulgado no fim da manhã desta terça-feira. Confira aqui os aprovados.

“Na primeira etapa da seleção as bancas de avaliadores tiveram a grata surpresa de assistir boas execuções musicais dos candidatos. O que deixa o processo seletivo com pontuações bem próximas umas das outras. Desta forma, a pontuação dos candidatos que não forem convocados para a segunda etapa está bem aproximada à pontuação dos convocados”, destacou Edineram.  Esta seleção da primeira para a segunda etapa está baseada no Edital que determina a convocação de 2,5 candidatos por vaga.

O número de interessados e a qualidade do que eles mostraram “reforça em nós, coordenadores do curso, a responsabilidade e o compromisso com a oferta de um curso de qualidade, no qual possamos oferecer aos estudantes experiências de formação e construção de conhecimentos no campo pedagógico-musical”, finalizou a coordenadora.

A etapa seguinte consistirá em uma prova escrita. Uma redação sobre educação musical, que está agendada para o dia 21 de janeiro. O Edital de Convocação para a 2ª etapa será publicado até o dia 17. O curso é fruto de um convênio entre a UNEB, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e o Instituto de Ação Social pela Música (IASPM/NEOJIBA).

Por Vida Diária: Decom/ICED.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.