:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 15 de janeiro: Com uma larga tradição na educação teixeirense, o CEPROG agora funcionará como escola de tempo integral para alunos do ensino médio da rede estadual. Isso é um marco para a história da instituição de ensino. Outra mudança está no nome da escola, o Centro Educacional Professor Rômulo Galvão passará a se chamar Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão.

O CEPROG já vem se adequando a esses novos rumos e possibilitando uma melhor aprendizagem para os jovens, ainda mais preparados para o mercado de trabalho e para o ensino superior.

Segundo Jairo Avelar, diretor e professor do colégio, “a grande mudança nesse momento é a escola de tempo integral, algo muito novo para nós. Funcionará para o ensino médio regular manhã e tarde, saindo de 5 aulas diárias para 9 (funcionando entre 07h e 11h25, depois tem o horário de almoço, em que o aluno permanece na escola, e retorna para o prosseguimento das aulas, que serão das 13h às 16h)”, ou seja, haverá um aumento da carga horária de aulas, e isso será benéfico para os alunos, porque quanto mais tempo na escola, mais cidadãos críticos e reflexivos serão formados.

Essas mudanças foram bem intensificadas devido à integração do novo Ensino Médio, pois abre possibilidades para inserir novas metodologias de ensino, tendo novas disciplinas, como, por exemplo, Iniciação Científica; Educação Desportiva; Linguagens Artísticas; Práticas Integradoras; e Humanidade, sociedade e cidadania. “Segundo visitas de representantes do MEC, a escola está apta estruturalmente para o funcionamento em tempo integral”, disse Jairo Avelar. Previsivelmente, a escola iniciará com 04 turmas no primeiro ano, já com o ensino em tempo integral.

O período de matrículas já se inicia nesta semana, veja o cronograma: Transferência de alunos da rede estadual será na terça-feira (16); as matrículas para concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental (oriundos da rede municipal), as datas serão divididas entre quarta (17) e quinta (18); e alunos que vêm de outro estado, os chamados “Matrícula Nova”, serão nos dias 22 e 23 de janeiro. Ou seja, nesse período, os pais podem ir à escola para tirar todas as dúvidas sobre essa novidade, que é uma grande inovação na Educação, e já fazer a matrícula dos filhos, o importante é não perder as datas. As aulas estão previstas para começarem já no dia 15 de fevereiro, logo após as festividades de Carnaval.

Para mais informações, ligue (73) 3292-7399 ou entre em contato pelo e-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . O colégio está localizado ao lado do Fórum novo.

 

Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.