:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

“É complicado você ver um profissional receber uma carta de despejo. É complicado você ver grupo de pessoas juntar dinheiro para conseguir uma cesta básica”, disse, em seu discurso emocionado, o maestro Orley Silva, que coordena o projeto Orquestrando o Futuro, durante a sessão do dia 29 de março da Câmara de Vereadores de Teixeira.

“A Orquestra é um patrimônio de Teixeira de Freitas” ressaltou Orley, e, por isso, não tem como ela deixar de existir. “Compreendemos que é um trabalho que tem feito a diferença na vida dos nossos jovens, de nossas crianças, dos adolescentes e na cidade como um todo, então é muito importante que todos estejam engajados para que isso não termine”, ressaltou o maestro.

Ele explicou que as coisas tomaram essa proporção devido a uma série de implicações entre a Prefeitura Municipal e a Orquestra, dentre elas, não está sendo feito o repasse de um valor acordado entre as partes desde novembro de 2016. Pelo fato de não terem recebido nenhum posicionamento por parte da Prefeitura, por meio da secretaria responsável, a de Educação, os participantes da orquestra, pais e professores, viram que o único modo de chamarem a atenção seria ir até a Câmara de Vereadores falarem com a comunidade sobre esses problemas e pedir ajuda.

Orley ainda disse que existe um contrato entre a orquestra e a Secretaria de Educação que termina no mês de julho, mas, até o momento, não houve nenhum posicionamento da Prefeitura em relação a continuação deste contrato, o que preocupa ainda mais a comunidade.

Atualmente, 304 famílias fazem parte da Orquestra, isso porque, apesar de serem 304 alunos matriculados, a família toda se beneficia com a presença da criança, jovem ou adolescente em um projeto dessa grandeza.

Esteve presente no protesto, a Pastora Ítala, que se identifica com a causa e também tem um filho que é professor na orquestra. Ela enfatizou que “toda a família é acolhida pela orquestra”. Ela citou Washington e Gabriel por irem além da orquestra teixeirense e terem sido convidados para participarem de outras, maiores, levando, assim, o nome da cidade. A pastora ainda falou sobre a importância de projetos como este para manterem os jovens longe da criminalidade e outros riscos.

Samara Almeida Costa, 18 anos, moradora do Castelinho, toca viola na orquestra e disse que não consegue mais viver sem a música. Samara falou de seu crescimento enquanto ser humano e a disciplina em seu caráter adquirida com as aulas: “faz eu ser organizada, a ter compromisso com o horário”. Ela também esteve ao lado dos amigos no protesto na Câmara e ressaltou, em entrevista, que “tenho amigos que já falaram que se não fosse a Orquestra, eles estariam no mundo das drogas”.

Durante a sessão, os vereadores se colocaram a favor da permanência da Orquestra  na cidade, e muitos consideraram absurda a ideia de não ter mais esse trabalho desenvolvido aqui. Alguns com falas mais enérgicas, como o vereador Joris Bento que disse, direcionado ao secretário de Educação, Hermon Freitas: “se o senhor for o responsável por querer acabar com a orquestra, o senhor peça para sair da pasta”.

Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Educação que se prontificou a resolver o caso o mais rápido possível. Disse também que o prefeito de Teixeira de Freitas, o senhor Timóteo Alves de Brito, esteve conversando com a direção da Orquestra. Não nos informaram como andam as negociações. Nosso jornalismo continua acompanhando o caso.

 

Por Vida Diária/ Petrina Nunes

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.