:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 27 de fevereiro de 2018: A noite desta segunda-feira (26), foi um marco não só para a história da UFSB, mas para a cidade de Teixeira de Freitas e, em especial, para a região extremo sul da Bahia, com o início das atividades do curso de Medicina na instituição. Depois de três anos de sua Aula Inaugural, a Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB Campus Paulo Freire, realizou a solenidade de colação de grau do 1º ciclo do curso de Medicina que iniciou este mês na sua fase especifica.

O evento foi prestigiado pelos familiares dos alunos e por diversas autoridades da cidade e, dentre os presentes, o secretário de Educação prof. Hermon Freitas, o ex-prefeito João Bosco, o vice-prefeito Lucas Bocão, o deputado federal Uldurico Junior, o prefeito de Vereda Dinoel Carvalho e o deputado federal Jorge Solla, que foi o palestrante da noite.

Os 92 alunos que ingressaram no curso de medicina em Teixeira de Freitas, iniciaram os estudos em fevereiro de 2015 e após três anos, concluíram o 1º ciclo com o bacharelado interdisciplinar em saúde e a partir de agora, terão 4 anos do curso especifico em medicina. O modelo de ensino da UFSB é igual ao desenvolvido no Canadá e nos Estados Unidos da América, onde primeiro o aluno se bacharela para se classificar e por meio das suas notas poderá ingressar no curso em que é candidato. Em regra, para fazer medicina na UFSB serão 7 anos de curso, além das especializações que serão buscadas pelo formando.

Com a conclusão do primeiro ciclo, os estudantes, agora já bacharéis ou licenciados, participam de um Processo Seletivo Interno, no qual escolhem entre os cursos de segundo ciclo, como Antropologia, Artes do Corpo em Cena, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal da Sustentabilidade, História, Medicina, Oceanologia, Psicologia e Som, Imagem e Movimento. Esse segundo momento possibilita ao estudante um aprofundamento na área escolhida e uma graduação profissionalizante.

Conforme a reitora em exercício, a professora doutora Joana Angélica Guimarães, o ano de 2018 marca a nova fase da Instituição, que trabalhará para a consolidação de seu modelo inovador, juntamente com a comunidade acadêmica. A UFSB possui cerca de três mil estudantes, lotados em oito cidades da Bahia: Ilhéus, Itabuna, Ibicaraí, Coaraci, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Itamaraju.

O campi Paulo Freire da UFSB em Teixeira de Freitas, que é o campus de saúde da universidade, possui dois cursos de graduação: Medicina e Psicologia em Saúde Coletiva. O deputado federal Jorge Solla que foi secretário de Estado da Saúde na Bahia e foi um dos precursores do projeto, disse durante sua palestra para estudantes e convidados, que a medicina ficou cara e o problema é manter o acesso para todos. Mas que é um orgulho para a Bahia e para Teixeira de Freitas estar recebendo a primeira turma do curso de medicina na UFSB numa oportunidade histórica para os jovens, numa faculdade gratuita e de qualidade e, ainda comentou sobre os avanços da medicina e o desafio de oferecer um atendimento de qualidade a todos.

Segundo o coordenador do curso de medicina na UFSB, professor doutor Luiz Henrique Guimarães, o curso tem um desafio de oferecer uma medicina de alta qualidade na formação dos estudantes, para os problemas reais de saúde da população, enfrentados desde as Unidades Básicas de Saúde até os hospitais mais complexos. E destacou a preocupação da Universidade com a qualidade do curso a ser oferecido e destacou o refinado processo de seleção a que foram submetidos os acadêmicos. “Nossa maior honra é estarmos aqui hoje, é um marco histórico. Vamos fazer um excelente curso de medicina”, festejou.

Por: Vida Diária/TN.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.