:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 26 de março: A equipe do Vida Diária conseguiu no início da noite desta segunda-feira, conversar por telefone com a professora  Inês Aparecida da Silva de 49 anos de idade. Ela é professora há 35 anos, lotada desde 2007 na Rachel de Queiroz, e mesmo sem querer falar muito sobre o assunto, resolveu nos contar o caso, já que ninguém ainda a procurou para saber do ocorrido. A professora Inês vai se aposentar no próximo dia 18 de abril.

 

De acordo com a professora agredida na última sexta-feira (23), ela estava substituindo uma colega que está de licença. Ela disse que a adolescente de 13 anos de idade que a agrediu veio da Escola Raquel de Queiroz, nessas últimas mudanças do município, e que a aluna estava sentada no braço da carteira e, então, ela pediu para a aluna se levantar. A menina perguntou se ela estava incomodada e a professora respondeu que sim, e imediatamente a aluna retrucou, “os incomodados que se retirem”. Diante da resposta, “eu engoli a situação, terminei de fazer chamada e fui até o disciplina e avisei do ocorrido. Ele veio conversando comigo até a porta da sala e pedi para ela acompanhá-lo. Quando percebi eu já estava no chão entre chutes e pontapés, não sei como fui parar no chão, percebi que o disciplina interviu, caso contrário não sei o que poderia ter acontecido”.

 

A professora Inês disse que não teve coragem de contar o caso nem para sua família, e até hoje ainda não voltou na escola, não participou de nenhum ato, ninguém ainda a ouviu, nem juizado, nem sindicato, nem imprensa, apenas na delegacia, na hora de registrar a ocorrência.  “Essa é a primeira vez que conto o que aconteceu, fora na hora de registrar a ocorrência. Devido a aluna me ameaçar, resolvi procurar a delegacia. Uma frase que ela me disse, com muita fúria não sai da minha cabeça ‘eu vou te matar’”, contou a professora.

Esse foi o presente de aposentadoria que a professora recebeu, ela que nunca passou por nada parecido, está muito triste com a atual situação da educação no Brasil. “Comparando os dias atuais com antigamente, qualquer professor sente vontade de desistir de ir para a sala de aula. Devido a vários fatores, percebemos que os adolescentes estão cada vez mais violentos. É muito triste, mas, é a realidade em que vivemos”, concluiu.

 

O secretário de Educação Hermon Freitas, emitiu uma nota no sábado (24), falando “da tristeza em assistir uma cena desrespeitosa como essa (...). É responsabilidade da família ensinar os valores morais, éticos, o respeito e dar amor às crianças (...)”.

Já na manhã desta segunda-feira, a APLB – Sindicato visitou a Escola em um ato de companheirismo e empatia que os professores (as), das redes Estaduais, Municipais demonstraram com a professora Inês. Os educadores se vestiram de preto, não apenas em repúdio ao ato cometido. Eles se vestiram assim, para cobrar atitudes, projetos e diálogos que acabem com essa postura com nossos educadores e educadoras. Depois de saírem da unidade, os representantes da APLB – Sindicato se dirigiram à Câmara Municipal de Educação e se reuniram com o presidente da câmara, o vereador Agnaldo Teixeira Barbosa (PR) e o vereador Valci Vieira dos Santos (SD) que compõe a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores. Ficou agendada uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores no dia 05 de Abril, às 18h, convocando toda a sociedade para discutir essa pauta e encontrar caminhos e, assim, dar uma reposta à professora e a toda comunidade teixeirense.

O Conselho Tutelar foi acionado, e o caso será apresentado no Ministério Público, onde posteriormente deverá ser encaminhado ao Juiz de Direito Dr. Argenildo Fernandes, da 1ª Vara da Infância e Juventude.

 

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.