:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O CEI – Centro de Educação Inclusiva é um espaço de intervenção terapêutica multiprofissional, mantido e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas, que funciona desde 1999 com atendimento à rede pública de ensino a estudantes com deficiências, distúrbios de aprendizagem e dificuldades específicas das habilidades escolares, bem como orientação a educadores no processo de inclusão escolar. Atua também na prevenção, apoio e orientação nos relacionamentos familiares.

 

O CEI recebe diariamente encaminhamentos feitos pelas escolas municipais e também de órgãos como Conselho Tutelar, Ministério Público, e programas sociais e de saúde pública formando uma rede de atenção às necessidades das crianças e adolescentes.

Os atendimentos são definidos pela equipe e  realizados em turno oposto ao da escola, com data e hora agendadas e acontecem com rigorosa pontualidade.

 

As modalidades de atendimento são: arteterapia, estimulação pedagógica, psicopedagogia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social e com profissionais com formação em AEE (Atendimento Educacional Especializado) nos setores de deficiência visual, deficiência física e deficiência intelectual.

 

Atualmente são realizados trabalhos com projetos de atendimento em grupo de alfabetização fônica e multissensorial, oficina de leitura, oficina de estimulação da memória, oficina de artesanato e artes, equoterapia em parceria com o  13º BEIC (Polícia Militar) e ASSEDIC, grupo de atividade física, projeto interior da escola, atendimento a familiares e cadastro junto ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) com entrega de produtos da agricultura familiar aos atendidos em situação de vulnerabilidade social.

 

A capacidade de atendimento semanal é de 450 alunos que estão distribuídos em torno de 48 escolas incluindo distritos. Ao todo 5.160 alunos e suas famílias já foram acompanhados neste serviço.

Quando a criança é prontamente assistida em suas necessidades, ela dificilmente abandonará a escola, ou terá tendências a cometer desvios de conduta, e é isso que os profissionais têm visto em todos esses anos de trabalho: jovens e adultos que passaram pelos tratamentos saudáveis, inseridos no mercado de trabalho e colaborando com o desenvolvimento do município.

O CEI funciona na Rua Eleuzibio Cunha, 290 – Bela Vista - Teixeira de Freitas – BA.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.