:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O projeto escola de prevenção avança em mais uma de suas ações, dessa vez ofertando curso básico de socorrista para voluntários das comunidades no extremo sul da Bahia. A inciativa faz parte do rol de atividades desenvolvidas pelo projeto que tem o objetivo de capacitar crianças, jovens e adultos das diversas comunidades no intuito de propagar a cultura da prevenção e tornar as comunidades mais fortes por meio do conhecimento e das iniciativas sempre focadas na pessoa.

 

Os alunos voluntários do curso de socorrista são instruídos como fazer frente em situações de socorro até a chegada das equipes especializadas no local (SAMU e Bombeiro). No currículo do curso estão os temas ética do socorrista, noção básica de anatomia, suporte básico de vida, ressuscitação cardiopulmonar, socorro em fraturas e hemorragias, desengasgo, desmaios, queimaduras e outros temas relevantes. O preparo contempla o conteúdo de forma teórica e prática, somando 40 horas registradas em certificado expedido pelo projeto.

 

No quadro de instrutores estão profissionais com larga experiência em ações de socorro que dedicam o seu tempo de forma voluntária para efetivar ações voltadas ao preparo da comunidade, afirma o 1º SGT Jamildo Vilas Boas, Bombeiro Militar com 25 anos de serviço na corporação, instrutor e coordenador das ações do projeto Escola de Prevenção.

 

O enfermeiro e socorrista do SAMU Igor Vitória, instrutor do curso, relata a satisfação em poder contribuir com a sociedade formando voluntários que estarão aptos a multiplicar o conhecimento nas localidades onde residem, isso minimiza ocorrências por conta da prevenção promovida pelos voluntários, sem contar a capacitação que ajuda os participantes do curso na busca de uma função no campo profissional.

 

Todas as atividades do projeto, cursos, palestras e oficinas são filantrópicas e sem fins lucrativos e já são efetivadas há mais de 5 anos por voluntários em diversas localidades do extremo sul da Bahia. O objetivo maior é sempre gerar na comunidade a consciência de que a prevenção é o melhor meio de preservar e proteger as vidas, missão que os voluntários incorporam ao seu cotidiano como estilo de vida.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.