:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Sarau Reflexivo promovido pelo projeto Escolas Culturais de Teixeira de Freitas e o CETEP-ES discutiu a Lei Áurea sob uma perspectiva diferente, a das Fake News. Muitos jovens participaram do evento que aconteceu na quinta-feira, 24, nas dependências do CETEP-ES.

 

Como forma de esclarecimento, é importante mencionar que “Fake News” são as informações com jeito de verdade, mas que são falsas.

 

O tema instigante foi proposto pela coordenadora do projeto, Gislaine Romana, que explicou: “não se trata de questionar se o fato existiu, sabemos que sim, mas de refletir sobre até que ponto as correntes simbólicas foram retiradas dos negros”.

 

Para elevar a discussão, vários formatos foram utilizados, como a música, a poesia, a dança, as rodas de capoeira e, finalmente, o bate-papo, onde pontos de vista foram expostos e o fato histórico foi examinado pela ótica da cultura e dos reflexos sociais.    A arte visual do projeto "Grafitaê" foi destaca propositalmente por luz cênica e as imagens nortearam alguns debates e reflexões.

 

A interação e a participação foi tão intensa, que até quem esteve presente para trabalhar, não resistiu e participou ativamente, como é o caso do repórter Lauro Runn. “Vim fazer a cobertura, mas acabei tão envolvido por ele que quis fazer parte, afinal é super importante nos envolvermos naquilo que nos traz conhecimento e nos aproxima das pessoas”, contou.

 

O diretor do CETEP-ES, Petrônio Bonfim, mais uma vez se fez presente nas atividades do Escolas Culturais, ações que incentiva pelo caráter dinamizador da cultura e da interação social. Um espaço propício a “troca de saberes”, como costuma destacar a coordenadora.

 

O projeto é desenvolvido transversalmente pelas Secretarias de Cultura (Secult), da Educação e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Instituto de Ação Social pela Música (IASPM).

 

Por: Vida Diária / Michele Ribeiro

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.