:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20 de abril, ocorreu a I Semana Literária na Pestalozzi, em comemoração ao Dia do Livro Infantil (18 de abril). Teve a participação de escritores locais e representantes Academia Teixeirense de Letras (ATL), animadores do TEMAT e contadores de histórias, a cantora Tamy Persan, entre outros.

De acordo com Kátia Ellen Bravin Rodrigues, coordenadora da instituição, foram trabalhados diversos cânones da literatura infanto-juvenil como Monteiro Lobato, com o Sítio do Picapau Amarelo, e Vinicius de Moraes. “Cada setor da escola ficou responsável por desenvolver trabalhos com diferentes autores, portadores de leitura, portadores de informação, livros de literatura de todos os níveis e para todas as idades”, informou Kátia.

Para chegar a essa conclusão de trabalhos, a metodologia incluiu um prévio contato dos alunos, durante semanas passadas, com os autores. Na oportunidade, eles tiveram mais informações a respeito dos livros, dos poemas e dos autores. 

A coordenadora ainda disse que, no dia 19, foram convidados autores de livros de Teixeira de Freitas, como Érico Cavalcante e Samuel, para falarem com as crianças sobre os trabalhos deles enquanto escritores. Os alunos puderam fazer perguntas acerca de como é escrever um livro, como é colocar o coração naquilo que está escrevendo. O dia 20 foi reservado para contar histórias e para o sarau de música. Também ocorreu a apresentação teatral com o grupo Temat.

“É uma emoção vê-los lendo os livros, se identificando com o autor, escrevendo sua própria estória [literária], construindo seu próprio livro através de desenho e de gravuras, eles estão encantados com isso”, falou a coordenadora emocionada com o sucesso da aceitação do evento.
Ela ainda pediu para que a população fizesse doação de livros infanto-juvenis. Isso porque a instituição está com um projeto que tem por objetivo desenvolver o hábito de leitura nas crianças especiais, para isso “nós precisamos muito que a sociedade nos acolha”, disse. Há o projeto Sacola Literária, em que o aluno levará para casa livros e compartilharão os resultados das leituras em sala de aula.


Por: Vida Diária/Mirian Ferreira e Petrina Nunes

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.