:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, tem mais um mestrado aprovado pela Capes. O novo programa de pós-graduação é o Mestrado Acadêmico em Ciências e Sustentabilidade e será sediado no Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial (CFDT).

O curso é um dos aprovados na 196ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ocorrida virtualmente entre os dias 22 e 26 de junho. Com essa aprovação, ao todo a UFSB aumenta a oferta de pós-graduação na região do Sul e Extremo Sul da Bahia, contando com o recentemente aprovado mestrado em Saúde, Ambiente e Biodiversidade, que também será ofertado no Campus Paulo Freire, e os PPGs criados anteriormente na instituição - ao todo, a instituição oferece sete cursos de pós-graduação stricto sensu no nível mestrado e dois no nível doutorado, além da oferta de cursos de especialização.

O programa é interdisciplinar e conecta áreas e perspectivas das Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ciências Humans e Sociais, com 15 docentes (12 permanentes e três colaboradores), distribuídos igualmente em cada uma das três linhas de pesquisa: Relações Socioambientais; Recursos Naturais e Ambientais; Recursos Agrossilvopastoris. O coordenador da proposta, professor João Batista Lopes da Silva, informa que o público de interesse inclui profissionais de diversas formações, com o foco principal sendo "a construção de pontes entre produção agrícola, pecuária e silvícola, meio ambiente sustentável e participação da sociedade, para uma construção sem conflitos, com os três segmentos unidos para a construção da sustentabilidade e diminuição dos conflitos fundiários e pela produção em diálogo com a sociedade". A previsão é de oferta de 20 vagas anuais, com a expectativa de ingresso da primeira turma de mestrandos em 2021. "Os focos das linhas de pesquisa serão o da interdisciplinaridade entre sociedade, campo e meio ambiente, para evitar conflitos e para que acordos e o desenvolvimento social e tecnológico ocorram para a construção desta ponte", completa o professor João Batista.

Conforme o vice-decano do Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial (CFDT/UFSB), professor André de Almeida Rego, o programa vai realizar contribuições importantes dentro e fora da universidade: "A aprovação da proposta é um importante passo para a sua concretização, devendo ser seguida de uma mobilização conjunta da instituição, com o apoio da sociedade local, no sentido de garantir as condições de oferta qualificada dessa formação. Esse é um movimento que se encaixa num plano mais geral de expansão da UFSB, não somente na variedade de ofertas de cursos de graduação, mas também na diversificação de programas de pós-graduação, significativa carência na região, principalmente na dimensão stricto sensu. Em todos os campi da UFSB, se verifica a criação de diversos programas de pós-graduação que já vêm desenvolvendo ou começam a desenvolver um importante papel em diferentes áreas, de acordo com as demandas locais e a vocação de cada região. No Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, o mestrado em Ciências e Sustentabilidade se soma ao recentemente aprovado mestrado em Saúde, Ambiente e Biodiversidade, além do já bastante atuante mestrado profissional em Ensino e Relações Étnico-raciais."

 

Por: Vida Diária / ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.