:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 4 de fevereiro de 2021: O governador Rui Costa descartou nesta terça-feira, 2, mais um ano sem aulas e deve divulgar os critérios para o retorno das atividades escolares na sexta-feira, 5, após reunião com a União dos Municípios da Bahia (UPB), da qual participará o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

No encontro, será apresentado um estudo feito pela Secretaria de Saúde do Estado e discutidos conjuntamente os parâmetros para a volta às aulas em todo o estado em meio à pandemia do novo coronavírus.

Em transmissão nas redes sociais, Rui reforçou que, quando houver o retorno das aulas, as unidades de ensino funcionarão sempre com metade de cada turma. "Metade da turma vai para a escola às segundas, quartas e sextas. A outra, às terças, quintas e sábados", disse. Além disso, já foram instaladas pias adicionais nas escolas. "Mas queremos ainda considerar, por exemplo, taxa de ocupação de UTIs, mortes diárias, crescimento da doença", elencou o governador, sobre possíveis critérios para determinar a volta das aulas.

"Vamos retomar antes da maioria da população ser vacinada, com certeza", afirmou o chefe do Executivo baiano, ao informar que mais 30% dos estudantes baianos moram na zona rural, muitas vezes sem sinal de internet, o que dificulta o processo de aprendizado por aulas virtuais. Segundo o governador, manter as escolas fechadas por mais um ano seria "sepultar os sonhos" de milhares de jovens, sobretudo dos mais pobres.

Ao lado do governador, o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, pediu o reforço das medidas de higiene e isolamento, ao demonstrar preocupação com as variantes do vírus que passaram a circular. Ele também deu mais informações sobre o avanço da vacinação no estado.

Na próxima segunda-feira, 8, começará a imunização de idosos a partir dos 80 anos, de acordo com o secretário.

"Concluiremos nesse final de semana a primeira fase, que é vacinar os profissionais de saúde da linha de frente, idosos asilados e com mais de 90 anos. Receberemos em torno de 230 mil, 240 mil doses, e programamos para, a partir de segunda-feira, ampliar entre os profissionais de saúde e começar, de forma decrescente, com idosos entre 89 e 80 anos. Enquanto houver vacina, a gente vai vacinando. Está prevista também para a próxima semana uma nova remessa de vacina. Não conseguiremos vacinar entre 75 anos e 80 anos, porque aí já amplia muito a base de pessoas", declarou Vilas-Boas.

Por: Vida Diária/A tarde.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.