:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) irá promover neste mês de Novembro mais uma edição da Semana das Artes. O evento acontece todo quadrimestre com o objetivo de conectar pessoas através de conversas e mostras artísticas, geradas a partir dos componentes curriculares oferecidos na instituição.
Nesta edição, o evento ganhou um nome especial: PAZ NÃO SE CONSOME, em referência às turbulências por que passam o Brasil e o mundo, as inscrições são realizadas gratuitamente e as atividades ocorrem de forma on-line nos dias 08 à 13 de Novembro através do canal no YouTube (CPF Artes). Para  a palestra de abertura, às 10h desta segunda-feira, foi convidado o renomado artista multimídia André Abujamra, que em mais de 40 anos de carreira vem transitando entre a música, as trilhas sonoras, a TV, o cinema e a arte digital.


André Abujamra apresenta a palestra “Destribificação Abujamra", em que fala sobre arte, existência e sua atuação no meio musical. Ele é múltiplo: é cantor, compositor, guitarrista, percussionista, pianista, produtor musical (produziu mais de 60 trilhas para cinema), ator, artista visual, diretor de teatro e cinema. Iniciou a carreira artística nos palcos em 1985, em parceria com Maurício Pereira, na banda “Os Mulheres Negras”.
Em 1994, lançou a banda “Karnak”, e seu disco de estreia foi colocado pela revista americana Rolling Stone entre os melhores lançamentos da década de 1990. Já lançou cinco discos solos: “Infinito de Pé”, “Retrasnformafrikando”, “Mafaro”, “Homem Bruxa” e “Omindá”. Como ator, participou de vários filmes, entre eles: Sábado (de Ugo Georgetti), Durval Discos e É Proibido Fumar (de Anna Muylaert). Em trilhas sonoras, têm destaque os trabalhos para Carandiru, Bicho de sete cabeças, 2 Coelhos e Castelo Ratimbum.


A Semana das Artes será  rica em experiências novas, no que diz respeito ao mundo das artes, teremos a participação de professores e alunos da UFSB. Um destaque é a mostra CPFs Incanceláveis, agendada para sexta e sábado, que apresenta obras e oficinas de artistas formados em Teixeira de Freitas pela UFSB em seus 7 anos de existência. Para participar do evento, pode-se fazer inscrição até dia 8 de novembro, através do link:  https://sig.ufsb.edu.br/sigeventos/login.xhtml, ou simplesmente acompanhar a programação no canal CPF Artes do YouTube.

Confira a programação completa:

PAZ NÃO SE CONSOME - Semana das Artes 2021.2

Segunda 8

10h Palestra de abertura: André Abujamra - Destribificação Abujamríca

19h Turma de Campo das Artes: saberes e práticas - docente: Rafael dos Prazeres

Terça 9

19h Turma de Estágio - docente: Gessé Araújo

Quarta 10

14h Turma de Arte e Comunicação nas sociedades contemporâneas (tarde) - docente: Celso Gayoso
16h Turma de Cinema e educação audiovisual (tarde) - docente: Joana Brandão
19h Turma de Arte e Comunicação nas sociedades contemporâneas (noite) - docente: Celso Gayoso
21h Turma de Cinema e educação audiovisual (noite) - docente: Joana Brandão

Quinta 11

14h Turma de Ateliê em Arte e comunidades - docente: Celso Gayoso
19h Turma de Ateliê em Arte e comunidades - docente: Fernando Leão
21h Turma de Campo das Artes: saberes e práticas - docente: Gessé Araújo

Mostra CPFS INCANCELÁVEIS

Sexta 12

19h João Victor Mendes - "Vivo a vida severina - apresentação comentada"
20h Ito Trindade - "Os desafios da produção: Criatividade vs. Baixo Orçamento."
21h Barbara Buonaduce - "Quando cartas viram arte: um bate papo sobre sentimentos"
22h Gean Augusto Cunha - "Feira da memória"
23h J. Lucas - "Primeira noite de lua cheia"

Sábado 13

15h Luana Amâncio e Ana Clara Torres - "Relatos de experiência: processos criativos em arte-educação"
16h Heictor Cruz - "OD Pixel"
17h Brenno Franca - "Processos criativos em ‘Fora de ti’ e ’Bestas noturnas’ "
18h Mônica Fernandez, Sthelô e André Castro - "Tua"  19h Tonni Vital - "Dandara" 20h José Marques - "Opostos" 21h Marcelo Pereira - "Memórias de um peitopau" (Ateliê em Projetos orientado por Gessé Araújo.

 

Por: Vida Diária/Sâmilla Gomes

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.