:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, “Robertinho” (UB) efetuou nesta sexta-feira (29/04), o pagamento do funcionalismo público do mês de abril, férias e 13º salário para os aniversariantes do mês. Os agentes comunitários de saúde e endemias receberam com o novo piso de acordo com a Lei Complementar nº 079/2022. E pagou também o novo piso nacional para os profissionais da educação. O prefeito Robertinho encaminhou o Projeto de Lei de 013 para o Poder Legislativo, que autorizava a implementação do piso salarial nacional para os profissionais do magistério da educação básica pública municipal, no dia 14 de março de 2022.

Nesta última segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Mucuri devolveu o PL devidamente aprovado e -no mesmo dia o prefeito Robertinho sancionou a Lei Ordinária Municipal nº 824, de 25 de abril de 2022 que regulamenta o piso salarial para os profissionais do magistério da educação básica pública municipal. Mucuri está sendo um dos primeiros municípios da mesorregião a conceder o reajuste de 33,24% para os profissionais da educação. Onde o quadro suplementar também foi equiparado e em série a lei beneficia ainda professores de curso superior, com especialização, mestrado e doutorado.

Como o Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN) teve no final de janeiro de 2022 a maior correção desde o surgimento da Lei do Piso em 2008, com a sanção inédita do presidente Jair Bolsonaro (PL), os municípios brasileiros estão sendo obrigados a se adequarem financeiramente para cumprir a meta salarial, mais muitas gestões se comprometeram primeiro, como é o caso de Mucuri.

“A nossa gestão é comprometida com o avanço do município. Sempre sobrepomos todas as dificuldades em administrar Mucuri, cumprindo rigorosamente os nossos compromissos com o funcionalismo público. O que demonstra que a Educação é prioridade na nossa gestão, porque enxergamos e valorizamos o profissional como um fator essencial para a melhoria da qualidade do ensino. O pagamento em dia e obedecer aos reajustes necessários não significa somente cumprir as obrigações legais, mas prova a valorização do servidor público e o comprometimento da gestão municipal. Um reajuste de mais de 33% gera um impacto expressivo em qualquer administração pública, mas mesmo com todos esses desafios, não mediremos esforços para fazer cumprir o que é de direito desses profissionais”, disse o prefeito Robertinho.

Como é calculado o piso

O valor do piso do magistério é calculado com base na comparação do valor aluno-ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos dois últimos anos. O valor aluno-ano é o valor mínimo estabelecido para repasse do Fundeb para cada matrícula de aluno na educação básica por ano. O repasse do Fundeb envolve recursos provenientes da arrecadação de estados e municípios e também da União, quando houver necessidade de complementação financeira.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.