:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Como forma de preparar os alunos da Rede Municipal de Ensino para as provas do SABE (Sistema de Avaliação Baiano da Educação) e SAEB 2023 (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), a Secretaria Municipal de Educação de Ibirapuã está realizando uma série de ações de fomento à qualidade do ensino e preparação para a realização das avaliações externas. A avaliação baiana acontecerá entre os dias 11 a 22 de setembro e a avaliação nacional está prevista para o período de 23 de outubro a 10 de novembro

A SEMEC realizou no mês de junho uma série de encontros formativos com gestores e professores da Educação Básica de Língua Portuguesa e Matemática para o alinhamento das estratégias e a instrumentalização didática em busca da melhoria do desempenho dos estudantes na realização das avaliações externas – 2023.

As equipes escolares incluíram em seus planejamentos aulas específicas com recursos para desenvolver a compreensão e ampliar as habilidades dos estudantes acerca da estrutura das avaliações externas e intensivou o foco nas habilidades que serão avaliadas nas provas. Os professores estão mais preparados para trabalhar com questões e simulados que aproximam o estudante do formato das Provas SABE e SAEB.

Os estudantes que participarão da edição 2023 estão distribuídos nas escolas urbanas e rurais da rede, sendo: 148 alunos do 2° ano, 134 alunos do 5° ano e 146 alunos do 9º ano. Vale destacar o esforço de toda a comunidade escolar em busca de um desempenho melhor nas provas.

“A pandemia trouxe um impacto negativo para rede de ensino de todo o país e a formação de professores sobre os marcos de aprendizagem e a observação do erro como orientador do percurso, está entre uma das medidas da SEMEC para minimizar esses danos. Essa iniciativa nos permite diagnosticar o nível de aprendizagem dos nossos alunos e de cada escola, possibilitando a elaboração de estratégias no planejamento pedagógico das turmas”, disse o secretário de Educação, Esporte e Cultura, Sérgio Mendes.

No Grupo Escolar Castro Alves, 106 alunos do 5° ano, participam de aulas intensivas semanais. De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Arlivani Vieira, os exercícios aplicados seguem o mesmo padrão da avaliação nacional. “É uma forma dos alunos se familiarizarem com o estilo da prova e do gabarito, trazendo para eles mais confiança e tranquilidade quando forem fazer a avaliação oficial”, falou.

Aplicado desde 1990 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o SAEB é uma avaliação em larga escala, que oferece subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais. Dessa forma, permite ao Governo Federal um diagnóstico mais preciso sobre a qualidade da educação praticada no país, a partir de dados concretos. Os resultados apurados, com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) foi criado em 2007 e, desde então, vem produzindo diagnósticos sobre as redes públicas estaduais e municipais da Bahia. Além disso, o sistema acompanha os resultados e realiza as intervenções necessárias nas escolas.

“Por meio de testes e questionários, as avaliações refletem os níveis de aprendizagem dos nossos estudantes.” falou a Coordenadora técnica da Secretaria de Educação, Renata Barros.

“A participação dos alunos é essencial, porque as Avaliações Externas contribuem para melhoria da qualidade da educação e a universalização do acesso à escola. O resultado das provas representa o esforço, a dedicação e a determinação dos professores e de toda comunidade escolar”. Concluiu o Prefeito Calixto

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.