:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Por mais um ano os alunos do Colégio Militar Anísio Teixeira (CPM) participam do Projeto Produções Visuais Estudantis (Prove), de natureza educativa, artística e cultural por meio da utilização dos recursos tecnológicos (filmagem com aparelhos celulares, câmeras fotográficas ou filmadoras). Os três jurados, a jornalista Mirian Ferreira, Soldado Liliana Ramos e o professor Manoel de Jesus avaliaram a criatividade, fotografia, roteiro, originalidade na manhã desta sexta-feira (14), no auditório da instituição.

Foram três equipes concorrentes através do tema “E se fosse você’, eles usaram a imaginação e se colocaram no lugar de preconceito, de situações de julgamentos, descredibilidade, e apresentaram vídeos com a temática de homofobia, a síndrome de Borderline (auto mutilação) e a violência doméstica, sendo todos assuntos atuais. O grupo ganhador do PROVE 2017 foi o CPM #RESPEITO que falou de homofobia.

Esse é um dos projetos que a escola abraçou dentro dos estruturantes que a secretaria de educação dispõe. “Com esse projeto, pretende-se desenvolver o potencial educativo e artístico, por meio da experiência fílmica, a criação de roteiros e de vídeos para a produção, diversificação e socialização de saberes. Sendo hoje a apresentação interna, os grupos foram motivados a produzir filmes com temas atuais, sejam da área social, emotiva, psicológica, temas que tenham impacto, onde possa conscientizar nossos jovens”. Explicou Monica Santos, diretora Sec. do CPM.

O Ten. Coronel Magalhães, diretor geral do colégio, disse que as outras escolas estaduais têm produções muito boas, mas que ele acredita em seus alunos. “Daqui sai o representante do CPM para também se apresentar e concorrer juntos as outras escolas do núcleo 07, e quem sabe chega a Salvador, eu acredito”. Disse.

Concebido a partir de uma perspectiva abrangente, o Prove envolve toda a rede estadual de educação da Bahia: os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos – EJA, Educação Profissional e Ensino Normal). Tal como os demais projetos culturais, o Prove ocorre em 3 fases eliminatórias: a produção fílmica e a realização das mostras de vídeos escolares; as mostras de vídeos nos NTE; a mostra estadual de vídeos estudantis realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

O CPM também participa de outros projetos para desenvolvimento como: TAL, JERP, FACE, AVE E DANCE. E no ano passado o Colégio Militar foi o representante do núcleo, o vídeo dos alunos foi sobre abuso sexual.

Por: Vida Diária/Mirian Ferreira MTb 5582

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.