:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Centenas de profissionais da educação reunidos na manhã do dia 1º de fevereiro, na área coberta da Escola Professor Cleicson Costa Barbalho, localizado na Rua das Andorinhas, Jardim dos Eucaliptos em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, era unanimes em uma questão; “a curiosidade em relação a palestra “ Sua Escola é uma Orquestra”, a primeira atividade de formação do 1º Encontro Municipal de Educação de Nova Viçosa em 2019. Com a participação da Orquestra 9 de Maio, do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento-ICED, tendo a ministração da palestra e condução do concerto realizado pelo Maestro Orley Silva.

O 1º Encontro Municipal de Educação teve como tema “Competências Socioemocionais” - Você pode Aprender; Você pode Praticar; Você pode Ensinar. O encontro contou com a presença do prefeito Manoelzinho da Madeira além de vereadores, professores e coordenadores de todo o município.

 

O objetivo do encontro, segundo a secretária de educação, Natália Carolino Costa Pereira, é possibilitar a construção de um debate que contribua para repensar sobre o papel da escola e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos educadores, objetivando ressignificá-las, diante das novas demandas trazidas pela BNCC - Base Nacional Comum Curricular: “...todas as pessoas envolvidas no funcionamento da escola, da limpeza aos professores, devem zelar pela garantia da qualidade da educação e pela igualdade de Direitos de Aprendizagem dos seus estudantes, Isso foi mostrado de forma magistral pela palestra ministrada pelo Maestro Orley Silva...” comentou a secretária, que ainda frisou: “Tínhamos uma boa expectativa, mas a palestra foi muito além do que esperávamos, foi fantástica, abordou tudo que precisávamos ouvir neste momento”.

 

Foi com uma pergunta intrigante (qual o principal elemento no processo de oferecer uma educação de qualidade para o futuro de nossa sociedade?) que o Maestro Orley deu início a uma criativa e animada palestra musical. Ao apresentar a formação da Orquestra, ele fazia comparações com os setores da escola, desde a esfera da gestão, até as salas de aulas. Com as músicas e falas claras, ele ilustrou a importância das partes, que precisam trabalhar bem em seus setores, para assim formarem um grupo afinado e harmonioso.

 

A preparação adequada para cada função na escola, associada à necessidade de cada um cumprir seu papel, também foi abordada quando o Maestro convidou três pessoas da plateia para que assumissem a regência da Orquestra. O resultado foi engraçado e muito esclarecedor. A plateia reagiu com aplausos, risadas e, por vezes, até com intervenções no sentido de auxiliar os colegas que regiam o grupo musical . “Muito difícil, olhando de fora parece ser fácil, mas não é não!”, ressaltou a professora Roselane Marques, primeira a aceitar o desafio do Maestro Orley para assumir a direção da orquestra.

 

Para a maioria dos presentes a sensação ao final da palestra era a mesma, que foi sintetizada nas palavras da professora Sulamita Tôrres; “...muito forte! Parecia que o Maestro estava falando comigo, da minha realidade na escola onde trabalho! Valeu muito, tive um aprendizado fantástico e me diverti muito. Foi tudo feito de uma forma que não vou esquecer nunca, acho que ninguém que estava aqui vai esquecer das lições que ele passou. A Melhor formação que já participei”. Enfatizou a professora.

“A secretaria de educação acertou em cheio como essa palestra, foi uma resposta para nossas inquietações nesse início de ano. Não tem como voltar para escola e não ser diferente e fazer diferença para nossos alunos, para toda a comunidade educativa”, comentou a professora Gilseneth Coimbra.

 

A secretária de educação, Natália Carolino finalizou a palestra falando de sua satisfação: “depois que tudo o que vimos e ouvimos, é impossível não se sensibilizar e firmar um compromisso, um pacto que nós precisamos ter com educação. Isso não é possível se fazer sozinho é preciso que sejamos uma orquestra. Obrigada maestro, por esse momento tão relevante e enriquecedor para educação de Nova Viçosa.” Concluiu a secretária de educação.

Ao final o Maestro Orley Silva fez um breve comentário sobre o evento, retomando suas palavras quando realizou “Sua Escola é Uma Orquestra” na cidade de Itamaraju em fevereiro de 2017: “..o resultado que gera satisfação para quem assiste um concerto deve ser o mesmo que nossas escolas precisam proporcionar para a sociedade e isso é responsabilidade de todos os que fazem a escola. Cada um tem que cumprir seu papel, sua parte no processo, assim como os membros da Orquestra. Isso envolve a família e a comunidade também”.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.