:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Aconteceu na manhã deste domingo (29), no Colégio Municipal Gilberto Cardoso, o Encontro Regional de Mestres de Capoeira. O evento teve como objetivo o fortalecimento do esporte na região e contou com a participação de mestres, contramestres e professores. A cerimônia foi aberta à toda comunidade.

Para o mestre Albino Jesus da Hora, organizador do encontro e conhecido no universo da capoeira como “Mestre da Hora”, a realização do evento é de suma importância, pois no mês de novembro é celebrada a Consciência Negra e também serão lembrados os heróis Zumbi de Palmares e Mestre Bimba, que tanto lutaram pela capoeira.

A solenidade contou com a presença de mestres das cidades de Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Prado e Teixeira de Freitas. No evento, foi realizada uma apresentação de maculelê e uma roda de capoeira solene e festiva, onde o aluno Eurique Freitas Souza, o “Redondo”, foi batizado.

Na oportunidade, o aluno jogou e lutou com todos os mestres presentes. Símbolo da cultura afro-brasileira, da miscigenação de etnias, de resistência à opressão, a Capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro. É um esporte genuinamente brasileiro.

A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. Em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Uma característica que distingue a Capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua     musicalidade. Praticantes desta arte brasileira, aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. A Capoeira se tornou uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior. Presente em dezenas de países em todos os continentes, todo ano atrai ao Brasil milhares de alunos estrangeiros e, frequentemente, capoeiristas estrangeiros se esforçam em aprender a língua portuguesa em um esforço para melhor se envolver com a arte.

Por Vida Diária: Andressa Lima.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.