:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Cerca de 800 indígenas da etnia pataxó e de outras etnias convidadas estarão participando, de 19 a 22/04, dos Jogos Indígenas Pataxó, que serão realizados pelo 9º ano consecutivo, na Arena Boca da Barra, em Porto Seguro. O evento, que tem a Prefeitura Municipal como principal apoiador, será aberto oficialmente no dia 19, às 16 horas com o acendimento da chama sagrada, na Cidade Histórica. 

Além das competições, a programação, com entrada gratuita, inclui ainda Bênção dos Pajés, Desfile Cultura Viva e Beleza Pataxó, Feira de Artesanato Indígena, mostra das vestimentas e gastronomia pataxó, apresentações culturais, pinturas corporais, além do Fórum Indígena e da 5ª Jornada de Agroecologia da Bahia, realizada em parceria com a Teia dos Povos e UFSB, com plenárias, oficinas e  Feira Agroecológica.

 12 modalidades

Os participantes disputarão 12 modalidades, incluindo arco e flecha, cabo de guerra, zarabatana, corrida de tora, luta Patxiw Miwka´ay, corrida de maracá, arremesso de tacape, corrida de 100m, natação, canoagem, futebol e meia maratona. Todos os participantes receberão troféus e medalhas, confeccionados por indígenas. “Os Jogos Indígenas hoje servem de referência dentro do próprio Ministério dos Esportes, como exemplo bem sucedido de projeto cultural e o maior evento esportivo indígena do Nordeste”, afirma Juari, superintendente de Assuntos Indígenas da Prefeitura.

O crescimento e a força dos jogos Indígenas atraíram para este ano as atenções de diversas etnias e terá ainda a presença de famosos e autoridades, como o ator Jayme Periard e o secretário nacional de Esportes, Lazer e Inclusão Social, Leandro Cruz. “Nosso objetivo é fazer parcerias e deixar legados para as comunidades indígenas. É também uma oportunidade de agregação, de trazer os não-índios para conhecerem a nossa cultura, desfazendo barreiras e preconceitos através dessa grande interação”, afirma Karkaju, coordenador técnico dos jogos.

Ele também destaca o imprescindível apoio da prefeita Cláudia Oliveira, que colocou os secretários municipais à disposição do evento. “Nosso apoio é uma das maneiras de reconhecer a importância desse evento para a nossa cidade e a contribuição dos povos indígenas, com toda a riqueza da sua cultura e sua história de luta”, enfatiza a prefeita.

 

Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.