:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 22 de setembro: Atletas teixeirenses participaram do 25º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos e do Open Internacional, os quais foram realizados entre os dias 6 e 9 de setembro no Ginásio de Esportes Nilson Nelson, na capital Brasília-DF. Os atletas, dentre crianças e adolescentes, deram muito orgulho para a cidade, pois eles tiveram ótimos resultados por se tratar de competições de grande porte da modalidade.

 

A Federação Estadual Baiana de Karatê Interestilos (FEBAKI) havia convocado 15 atletas de Teixeira de Freitas (sendo que são 10 da ASKATEF e 05 da Academia Campos-CPM) para compor a seleção baiana de Karatê Interestilos e disputar essas competições. Os mesmos se incorporaram ao grupo no dia 4 de setembro. Além de Teixeira, faz parte da seleção baiana atletas das cidades de Alagoinhas, Itabuna, Itaberaba, Eunápolis, Porto Seguro, Posto da Mata e Barra Grande.

 

As competições contaram com a participação de 1.600 atletas de vários estados e países. Estavam presentes, o presidente da WUKF (World Union of Karate), do Federations Mr. Liviu Crisan (da Romênia) e o presidente honorário Sr. Osvaldo Messias de Oliveira, o qual entregou os certificados de 6º Dan Internacional ao Shihan Edilson R. de Souza (Bruce) e de 5º Dan Internacional para o presidente da FEBAKI, Shihan Paulo Gomes.

 

As atletas da ASKATEF, Lara Lima, Faixa Laranja, e Helen Bomjardim, Faixa Azul, desfilaram na abertura do Brasileiro de Karatê, Helen com a placa do estado da Bahia e Lara vestida de baiana, também representando a federação.

 

Lembrando que  a ASKATEF é um projeto social do professor Bruce (Faixa Preta 6º Dan e árbitro da FEBAKI) e a Academia Campos-CPM tem como responsáveis o sensei Girlânio e sensei Aline Lélis, ambos Faixa Preta 1º Dan. O que os dois projetos têm em comum são os trabalhos primorosos com crianças e adolescentes carentes da cidade, em que o esporte vem tirando muitos deles do mundo das drogas. É preciso que a sociedade teixeirense olhe com mais atenção para essas ações e que possam apoiar também o seu contínuo trabalho.

 

Devido à dificuldade de patrocínio da maioria dos atletas e falta de recursos, a FEBAKI conseguiu alojamento para os atletas da seleção que não tiveram condições de pagar hospedagem, foram muito bem recepcionados pela Associação de Karatê Alexandre Márcio (AKAM), situada na cidade de Taguatinga-DF, tendo como responsáveis o sensei Alexandre, o sensei Arthur e o Sr. Roberto Sims. Para viagem, os atletas teixeirenses, junto com os pais, fizeram rifas e uma deliciosa feijoada para arrecadar fundos para que os meninos pudessem competir no Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, na cidade de Brasília.

 

Muitos esportistas conseguiram ter condições de competir graças ao apoio de alguns órgãos e empresas da cidade, como a Secretaria de Segurança e Cidadania, através do Departamento da Defesa Civil, Estética Bem-estar, Etemoq – Segurança e Brigada Voluntária, Associação dos Bombeiros Civis (ABC), Escola de Prevenção Amigos do Esporte, Gil academia Prime, Taurus Suplementos, Batataria e Pizzaria da Paula (Cumuruxatiba), Fase Sport e Real Variedades. Faça como essas empresas, adote um atleta e forme um cidadão. Para mais informações, entre em contato com o Prof. Bruce através do (73) 99948-2903 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

 

Confira abaixo a classificação dos atletas da ASKATEF no Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos e da Academia Campos-CPM:

-Sidrarta Garcia (ASKATEF): Vice-campeão brasileiro em kata e terceiro lugar em kumite (luta), na categoria Mirim B, de 7 a 8 anos, de Faixa Branca e Amarela;

-Arthur Bittencourt (ASKATEF): 3º lugar em kumite (luta) no campeonato brasileiro na categoria Mirim, de 07 a 08 anos, Faixa Branca;

-Helen Bomjardim de Souza (ASKATEF): 3º lugar por equipe de revezamento na categoria Mirim, de 07 a 11 anos, todas as faixas;

-Lara Lima Santana (ASKATEF): 3º lugar por equipe de revezamento na categoria Mirim, de 07 a 11 anos, todas as faixas, no campeonato brasileiro e 3º lugar no Open Internacional, também por equipe de revezamento;

-Paula Garcia (ASKATEF): 3º lugar no brasileiro em kata e 5º em kumite (luta) na categoria Máster feminino, de 36 anos acima;

-Gabriel de Souza Oliveira (ASKATEF): Na categoria Adulto Faixa Verde a Roxa, ficou entre os 10 melhores do campeonato brasileiro.

-Ronald Inácio Souza (ASKATEF): 5º lugar na categoria Laranja, Vermelha e Azul do campeonato brasileiro;

-Alan Costa (ASKATEF): Ficou entre os 10 melhores do campeonato brasileiro na categoria A Adulto, Faixa Marrom a Preta;

-André Santiago (ASKATEF): 7º lugar na categoria B, Faixa Marrom a Preta no campeonato brasileiro;

-Angélica Costa Lima (ASKATEF): Ficou em 8º lugar no campeonato brasileiro na categoria Feminino, Faixa Marrom a Preta;

-João Hamada (Campos): Campeão Brasileiro de Karatê por equipe na categoria Juvenil, de 13 a 14 anos, todas as faixas;

-Iane Luiza (Campos): 3º lugar por equipe no revezamento e no Open Internacional (luta) na categoria Mirim, de 07 a 08 anos;

-Luiz Fernando (Campos): Vice-campeão brasileiro de karatê e 3º lugar em kata na categoria Juvenil, de 13 a 14 anos, Faixa Branca e Amarela;

-Thalles (Campos): 3º lugar no brasileiro de kumite (luta) na categoria Juvenil, de 15 a 17 anos, Faixa Amarela;

-João Pedro (Campos): 3º lugar no campeonato brasileiro em kumite (luta) na categoria Juvenil, de 15 a 17 anos, Faixa Branca.

 

Por: Vida Diária / Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.