:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Foto: Arquivo pessoal

O número de ciclista cresce, visivelmente, nas grandes cidades, sendo uma tendência natural para fugir do trânsito, além de questões de sustentabilidade. Em Teixeira de Freitas, o número de atletas que praticam trilhas com a bike tem aumentando consideravelmente. A equipe do Vida Diária conversou com alguns apaixonados pelo esporte para entendermos o porquê de atrair tantos adeptos.

 Foto: Arquivo Pessoal (Aelson Sampaio)

Aelson Sampaio é cinegrafista e estava há 20 anos sedentário. Segundo ele, a vida sem prática esportiva estava causando problemas de saúde, como dormência, e encontrou na bicicleta uma forma de cuidar do corpo. Com o tempo, foi se apaixonando pelas trilhas e está há um ano praticando o esporte. Hoje, ele não tem mais problemas de saúde. 

Foto: Arquivo Pessoal

Ele conta que, para a trilha, a bicicleta deve ser mais resistente e, por esse motivo é um pouco mais cara. “Pois a bicicleta preparada para trilha andará na lama, no asfalto, na pedra”, e nos mais variados ambientes, informou o atleta. Mas há opções de bicicletas mais baratas para o asfalto e dia a dia. Esse é um dos pontos que torna esse esporte democrático: “pedalar qualquer um pedala, a menos que a pessoa tenha uma doença que o impeça”, finalizou Aelson.

Foto: Arquivo Pessoal (Joice e família)

Quem se apaixona carrega a família nesta prática saudável. É o caso Joice Mariano que pratica o pedal há três anos. Ela participa de alguns grupos de pedal e também costuma andar com a família (o esposo e as duas filhas). “Sempre que a gente pode levar elas, a gente coloca para elas praticarem um esporte”, disse Joice sobre as filhas. Se preocupando também em estarem com todos os equipamentos de segurança obrigatórios. É um esporte para todas as idades, “dá para todo mundo, é só querer”, completou.

 Foto: Arquivo Pessoal (Joice Mariano)

“É uma diversão, pois a gente brinca, e ao mesmo tempo perde calorias”. Disse a atleta, que, além de buscar saúde, também se preocupa com a estética e boa forma, encontrando na bicicleta uma excelente aliada. Ela e outras mulheres do Pedal Bike Girls (um grupo somente para as mulheres) embelezam ainda mais o esporte na cidade e são exemplos de resistência nas trilhas.

Foto: Arquivo Pessoal

Os grupos de pedal estão cada vez maiores e mais organizados. Tarcila Saúde é administradora de um grupo no aplicativo Whatsapp que tem 215 ciclistas, mas ela informou que há mais de 500 em Teixeira. O grupo de Tarcila é o Amigos da Bike. Os horários de pedal variam conforme a disponibilidade do atleta, mas “a maioria acontece nas manhãs de terças-feiras, quintas-feiras e sábados”, informou Tarcila, ressaltando que são pedais de vários grupos de ciclistas, não somente um.

Tarcila ainda nos informou que, junto com a irmã, quer implantar a tradição de fazer um grande encontro de pedal, o que ela chama de “Pedal Amigo”. Que inclui vários atletas, não somente dos grupos dela. Há a possibilidade do próximo grande encontro ser no dia 30 deste mês.

Foto: Arquivo pessoal

Ela ainda informou que a competição mais tradicional na cidade é a Maratona do Espigão. “Referente à competição, existem aqueles ciclistas que pedalam e treinam para competir. Eles têm um foco maior e são mais dedicados a essa modalidade no ciclismo”, falou.

Como todo esporte, há seus riscos. Tarcila recomenda o uso dos equipamentos de segurança sempre, sendo eles, basicamente “capacetes, luvas, sinalizadores, roupas adequadas”, que irão ajudar na proteção e diminuir riscos de incidentes. “Tentamos ter os melhores acessos de trilhas na nossa cidade para poder fazer um pedal tranquilo, sem riscos a nós ciclistas. Graças a Deus até hoje não tivemos casos sérios, apenas incidentes de percursos”, ressaltou a atleta.

Por Vida Diária/ Petrina Nunes

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.