:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Associação Bem-Vindo Capoeira da Bahia em parceria com o Projeto Renascer Cultura e Arte para todos de Mucuri, Associação de Capoeira Toques de Birimbaus e Polo de Capoeira de Lauro de Freitas se reúnem com cerca de 80 mestres de capoeira da capital e do interior e convidados de inúmeras cidades da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais no 1º Grande Encontro de Mestres e Contramestres, Alunos e Simpatizantes da Arte da Capoeira, nos próximos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, na cidade de Mucuri.

O evento visa a expressão cultural que mistura dança, esporte, cultura e música, com a finalidade de aproximar e estabelecer um diálogo com os praticantes da capoeira, voltado para capoeiristas, gestores culturais e demais interessados em contribuir com a política de preservação da manifestação cultural. A iniciativa visa a salvaguarda do Ofício de Mestre de Capoeira e da Roda de Capoeira, que são bens culturais registrados como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Conforme o sargento da reserva remunerada da Polícia Militar da Bahia, Antônio Ubirathan Sales Ferreira, o “Mestre Bira”, presidente da Associação Bem-Vindo Capoeira da Bahia, a ideia é facilitar o diálogo entre os segmentos sociais, detentores do poder, estudantes e a sociedade com os capoeiristas e outros ativistas culturais com a prática. O encontro visa também esclarecer dúvidas sobre o reconhecimento da capoeira no âmbito do Patrimônio Cultural e haverá uma extensa programação durante os três dias de encontro, inclusive com plenárias de discussões sobre assuntos sociais, educacionais e culturais para a região.

Segundo o Mestre Bira, a finalidade do 1º Encontro Estadual de Mestres de Capoeira em Mucuri é trazer pessoas importantes envolvidas com a arte da capoeira para conhecer as belezas naturais de Mucuri em prol da valorização dessa cultura tão importante para formação de crianças, jovens e adultos. O Mestre Bira também informou que o evento vai reunir outras expressões culturais, como maculelê, samba de roda e jongo. Capoeiristas de várias regiões da Bahia são esperados para o encontro em Mucuri.

 

Por: Vida Diária/ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.