:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Começou nesta quinta (20), a etapa científica do 5º Encontro de Cordas do ICED. Trata-se do 2º Colóquio Nacional de Educação Musical que teve nesta manhã a solenidade de abertura com o Prof. Me Alexandre Vargas do FUNCEB.

O tema deste ano é “A Influência de Movimentos Musicais na Produção Musical Brasileira como Recurso Didático para o Ensino de Música”. O evento é hoje e amanhã, 21, no Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

O Colóquio é o momento “que vai viabilizar um espaço permanente e dialético para que propostas e reflexão de práticas cotidianas do ensino da música possam ter efetividade e melhores resultados neste fazer educativo”, explicou Gislaine Romana, presidente do ICED.

Durante a tarde seguirão as discussões, debates e intervenções artísticas. A Prof. Me Liliane Fernandes abordará a “História do Movimento Tropicalismo: um ponto de partida”. Liliane considera o Colóquio “relevante à medida que se propõe a oferecer música de qualidade e espaço para aprendizagem e reflexão acerca do tropicalismo, movimento que impactou o cenário da produção artística brasileira”.

Na sexta-feira, o maestro Orley fará uma Palestra Concerto para falar sobre a “Educação Musical Hoje e o Fazer de Forma Prática”. Durante a tarde, a Prof. Dra Simone Braga, da UEFS encerra o Colóquio ao tratar da “Música no Currículo Escolar: Desafio e Possibilidades na Atual Realidade Brasileira”.

O Encontro de Cordas é um evento que já faz parte do calendário Cultural do Extremo Sul da Bahia, Nordeste de Minas Gerais, Norte do Espírito Santo e do turismo nacional com projeção internacional. Há cinco anos o Encontro promove conhecimento e encanta plateias.

Há cinquenta anos, jovens movidos por sonhos e ideais, criaram um movimento também embalado à boa música. O tropicalismo foi uma renovação cultural e musical. Revelou nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé e Gal Gosta. Essas semelhanças e todos os contrastes justificam o tema escolhido. “A ousadia nos atrai”, conta o maestro Orley Silva, grande idealizador do ICED.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Assim como os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro, sintonizando a eletricidade com as informações da vanguarda erudita, o 5º Encontro será um momento de progresso na vida dos alunos participantes. Junto às aulas práticas, haverá promoção do conhecimento científico.

Por Vida Diária: DECOM/ICED.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.