:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Na manhã deste sábado (05) o Ofício Materno reuniu mamães e bebês em um ato público de Amamentação Coletiva pela primeira vez na cidade. O objetivo é trazer à sociedade a reflexão e a discussão da importância do ato de amamentar e seus inúmeros benefícios para a dupla mãe bebê, especialmente no mês de agosto, o “Agosto Dourado”. O evento aconteceu na praça da bíblia, marcando a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM).

Há vinte anos, entre os dias 01 e 07 de agosto, ações em todo o mundo são voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Diversas organizações governamentais e não governamentais, comunidades científicas e populares, grupos religiosos e tantos outros se mobilizam e são mobilizados para promover, proteger e apoiar a amamentação. Com o slogan “Amamentar: ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você”, a campanha deste ano tem como objetivo fortalecer a participação e o cuidado de pais, familiares, empresas, educadores e toda a sociedade no processo de aleitamento, garantindo a alimentação exclusiva com leite materno.

O “Agosto Dourado”, mês que já é símbolo da luta de muitos pelo incentivo à amamentação, e o dourado, confirmando o seu padrão ouro de qualidade. O “Agosto Dourado” pode conferir maior visibilidade à prática que beneficia a mulher, o seu bebê, sua família, bem como às redes sociais de apoio e o meio ambiente em que vivemos. Em Teixeira de Freitas, as parceiras e especialistas nessa área, Mariana Pêgo e Luana Silva do Ofício Materno, vêm movimentando um grupo de mulheres que estão na fase mais plena da vida: Ser mãe. Desde a gestação até os anos iniciais da criança, as profissionais incentivam a prática da troca de experiências entre as mamães, fazem o acompanhamento das gestantes, promovem encontros para a abordagem de vários temas, entre outras ações da dupla.

Para Mariana Pêgo, consultora de amamentação e fonoaudióloga, o evento chama a atenção das pessoas para a causa do aleitamento materno, para naturalizar esse hábito em locais públicos. “A ideia é deixar as mamães à vontade, mostrar que elas podem amamentar quando e onde quiserem, e começar a tornar o ato de amamentar cada vez mais um hábito aceito pela sociedade, por isso também faço minha parte, amamentando minha pequena”. Disse.

Luana Silva, enfermeira obstetra e doula, também do projeto Ofício Materno, destaca as ações realizadas pelo projeto: “Fizemos encontros exclusivos para gestantes, onde abordamos a importância da amamentação, do parto normal entre outros temas pertinentes. O próximo passo é preparar algo para os casais, para o pai participar e conhecer o papel e importância dele nesse processo”.

A mãe da Isadora, que completou seu primeiro ano nesta sexta-feira (04), Cláudia Chaves, disse que a amamentação é extremamente importante para o bebê, pois além de nutrir, alimentar e acalmar, transmite todo o carinho e amor da mãe para o bebê.

O vereador Jonathan Molar esteve presente no evento e conversou com as mamães e gestantes sobre as leis que compreendem a amamentação e acompanhante no parto. Em junho de 2017, o vereador teve seu projeto de lei aprovado e agora é lei municipal o aleitamento materno em locais públicos. Outro projeto de lei de sua autoria está em tramitação na Câmara Municipal e trata da violência obstetrícia. Nesta quarta-feira (02) na sessão ordinária, o vereador apresentou ao plenário, a causa do acompanhante para a gestante nos processos de pré, parto, e pós-parto. Segundo Jonathan Molar, a causa é assegurada por leis de âmbito federal, estadual e municipal, mas encontra dificuldades em Teixeira de Freitas, devido à falta de estrutura da UMMI.

 

Por: Vida Diária/Andressa Lima/Aleitamento.

Reportagens relacionadas:

Melhores da Semana: de 29 de julho a 05 de agosto

Mamaço: Amamentação Coletiva acontece pela primeira vez em Teixeira de Freitas

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.