:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Realizada na noite deste sábado (19) no plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, a sessão solene da Academia Teixeirense de Letras - ATL reuniu grandes nomes da literatura teixeirense e do Extremo Sul, bem como autoridades, familiares e amigos, e a presença internacional do escritor alemão Wolfgang Max Bendel.

A mesa diretora foi composta pelos membros da ATL, o presidente Almir Zarfeg, o vice-presidente Athylla Borborema, a secretária Cristiane Ferreguett, o diretor de eventos Carlos Mensitieri, além dos convidados, o escritor alemão Wolfgang Max Bendel, o editor do Jornal Alerta Antônio Carlos Santos Nunes, o diretor de Cultura Demerval Pires Nunes e o maestro e diretor de Cultura de Medeiros Neto Eudes Oliveira Brito.

Fundada em 14 de março de 2016 a Academia Teixeirense de Letras realizou a sua primeira sessão solene em 04 de junho do mesmo ano no plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. Com a finalidade de zelar pela língua portuguesa a ATL tem o papel de difundir as letras nacionais e incentivar a produção literária, tanto em Teixeira de Freitas como em todo o extremo sul baiano.

A sessão solene foi marcada por diversas homenagens. Cristiane Ferreguett discorreu sobre Mário Augusto Teixeira de Freitas, advogado, estatístico e peça fundamental no processo de implantação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, patrono da cidade de Teixeira de Freitas, a qual carrega nome em homenagem à sua contribuição na região. Vários membros da ATL prestaram homenagens celebrando os 30 anos de história do Jornal Alerta, um veículo de comunicação primordial no município desde os seus primeiros anos de emancipação, informando e propagando notícias. O titular da cadeira 33 da ATL Elias Botelho, recebeu o “Prêmio Nordeste de Literatura 2016”, indicado pela ATL por seu romance "Trilha Amarga" publicado no ano passado pela Editora PerSe de São Paulo. Almir Zarfeg e Athylla Borborema, presidente e vice-presidente da ATL, respectivamente, receberam das mãos da confreira e condessa Gisele Ellen a “Comenda José de Anchieta 2017”, honraria do Clube dos Trovadores Capixabas e do governo do Espírito Santo.

Na solenidade, 05 membros da ATL foram homenageados com um diploma selado pela ATL e Editora PerSe de São Paulo por suas participações na XVIII Bienal Internacional do Livro Rio, que acontece de 31 de agosto a 10 de setembro no Rio de Janeiro. Participarão da Bienal com suas publicações: Gisele Ellen com "O mundo de Emy & o mundo dos outros", Elane Botelho com "Intensidade é o meu nome", Almir Zarfeg com a biografia "De A a Z" escrita pelo jornalista Edelvânio Pinheiro, Athylla Borborema com "Melhores Poemas" reunindo os melhores dos seus 05 livros de poesias e Carlos Mensitieri com "Poemas, Letras e Canções".

A sessão solene foi finaliza pelo presidente Almir Zarfeg, titular da cadeira 01 da ATL, que citou um poema de sua autoria, escrito em homenagem ao Dia da Poesia e também ao dia de nascimento do grande poeta Carlos Drummond de Andrade, “Faltam 7 dias”. A última quinta-feira (17) marcou os 30 anos de sua morte, o qual, em 17 de agosto de 1987 se deparou com a última e intransponível ‘pedra no caminho’.

Faltam 7 Dias

Se eu tivesse sete caras,

a 1ª seria de quem comeu e gostou

a 2ª cara de alegria

a 3ª de quem ganhou no amor

a 4ª cara de soninho

a 5ª de mundo vasto mundo

a 6ª cara de anjo torto

a 7ª cara de Raimundo

Cadê o bigode que estava aqui,

pergunta este coração zarfeguiano

O gato cara de pau bebeu,

responde o pássaro sinestésico [...]

 

Por: Vida Diária/ Andressa Lima.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.