:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

DSCN8108

Teixeira de Freitas: Realizado entre 14 e 16 de setembro no auditório da Faculdade do Sul da Bahia – FASB Campus I, o Circuito Baiano de Direito das Famílias trouxe diversos temas relacionados ao direito das famílias e das sucessões na atualidade, através de palestras e debates. Contou com a presença de importantes palestrantes e doutrinadores como Rodrigo da Cunha Pereira (MG), Maria Berenice Dias (RS), Cristiano Chaves, Sami Stochk, Luciano Figueiredo, Roberto Figueiredo, Pablo Stolze, Jonathan Molar, Gine Kinjyo, Michele Aguiar, Janine Marinho, entre outros. E teve a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM/BA Alberto Raimundo, anfitrião do evento.

DSCN8087

Entre as palestras realizadas, Michele Aguiar, promotora de justiça, e Janine Marinho, psicóloga e professora da UNEB, falaram sobre abandono afetivo e alienação parental. “O Estado tem a obrigação de assegurar os direitos da família, através da formalização de políticas públicas que dão a base para que as famílias se desenvolvam. Quando há falta desses protagonistas, gera o abandono de crianças e adolescentes”, considerou Michele.  Seguindo o mesmo tema, Janine Marinho, abordou as necessidades psicológicas básicas: competência, pertença e autonomia.

DSCN8112

Já os palestrantes Jonathan Molar, professor da UNEB e Faculdade Pitágoras e Gine Kinjyo, advogada e coordenadora do NUPPE – Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da FASB, debateram sobre a transformação ao longo do tempo das noções de família, novos arranjos e a era da desbiologização das relações familiares. Jonathan Molar destacou os papéis dos pais e filhos em diferentes sociedades e o processo de mudanças em cada época, e novos arranjos familiares que vêm surgindo. Gine Kinjyo explicou que atualmente, os laços familiares não restringem aos biológicos, há também os sentimentais, através dos compromissos emocionais desenvolvidos entre os indivíduos. E finaliza com a frase de Maria Berenice: "O afeto venceu o DNA: a realidade afetiva prevalece sobre a biológica".

DSCN8136

Por Vida Diária: Andressa Lima. 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.