:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

sou negao7

Teixeira de Freitas: Aconteceu nesta sexta-feira (15) no plenário da Câmara Municipal, o II Fórum “Sou Negão” realizado pela ONG PASPAS, com o tema ‘Chega de racismo’. O evento é só mais uma, das várias ações focadas no combate ao preconceito racial. O evento contou com a participação de professores, integrantes da ONG, artistas regionais e cidadãos teixeirenses.

sou negao6

Completando seus 16 anos de existência, a ONG PASPAS tem atendido a um público composto por pessoas negras, em sua maioria, e vítimas de diferentes tipos de preconceito. De acordo com Alex Fernandes, diretor presidente, o objetivo do fórum foi dialogar com a população sobre as consequências nefastas provocadas pela ideia de superioridade de raça e outros assuntos.

sou negao

Durante o evento, 02 palestrantes deram sua riquíssima contribuição. O professor Benedito de Souza Santos, graduado em história da África, evidenciou o tema: “Negro eu? Negro eu!”, trazendo ao debate, a experiência histórica do racismo contra negros no Brasil. Já a professora Aretuza da Cruz, também graduada em história, explanou o resultado de uma pesquisa sobre o preconceito que envolve o sistema de cotas nas universidades.

sou negao4

Além dos palestrantes, o fórum teve o momento lúdico, com a participação da cantora Mirlla Klleile, que encantou a todos com sua linda voz, apresentação de capoeira do Grupo Zumbibahia com o Mestre Luciano Santos e o grupo teatral da ONG PASPAS.

sou negao5

O final do evento foi marcado pela oficina da Boneca Abayomi. Cada participante confeccionou sua boneca tornando-a um chaveiro que serviu como lembrança do II Fórum Sou Negão. As bonecas eram feitas pelas mulheres negras escravas (transportadas da África para o Brasil) com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria aos seus filhos durante a viagem.

Por Vida Diária: Andressa Lima/ONG PASPAS.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.