:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

bruno rodrigues1

Teixeira de Freitas: No último domingo (24), as lideranças sociais e moradores do bairro Ulisses Guimarães, Dayane Marques, Stefanny Oliveira e Leandro Melo realizaram uma tarde de homenagens, destacando ilustres moradores e suas contribuições sociais na comunidade. Foram homenageados Jessica Lima, Luciano Zulu, Jeferson Souza, enfermeira Creuza e o jovem Bruno Rodrigues.

bruno rodrigues2

Jessica Lima recebeu os parabéns por passar no vestibular da UNEB, a primeira da família que ingressa numa universidade. Luciano Zulu foi homenageado por realizar na comunidade, o Projeto UFC de futebol, atendendo crianças e adolescentes. Jeferson Souza teve o seu reconhecimento pelos trabalhos prestados na área da capoeira, já a enfermeira Creuza foi eleita como a 1ª enfermeira de Teixeira de Freitas no quesito atendimento. Bruno Rodrigues, a mais nova revelação musical, violinista que ganhou uma bolsa para tocar na orquestra de São Paulo, no Instituto Baccarelli.

Para Dayane Marques, uma das organizadoras do evento, a importância do evento é valorizar o que a comunidade tem. “Quebrar o tabu do preconceito com a periferia. Valorizar a importância desses projetos para tirar os jovens da criminalidade e prepara-los para brilhar! ”, comemora.

bruno rodrigues3

Bruno Rodrigues estudou no Educandário Paz e Bem, escola mantida pelo IFA e FASB em parceria com a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas. Iniciou aos 14 anos as aulas de violino, no projeto social do maestro Orley Silva, onde especializou-se. Integrante do Programa “Orquestrando Futuros” realizado pelo Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED) em Teixeira de Freitas, que realizou, em homenagem, o seu concerto de despedida na última segunda-feira (25). Menino simples de sorriso fácil, e grande talento, o jovem Bruno viu no violino a oportunidade de um futuro melhor, e de levar a boa música, e o nome dos projetos “Dando Cordas do Paz e Bem” e “Orquestrando Futuros”, além da cidade de Teixeira de Freitas no extremo sul baiano para os quatro cantos do Brasil.

bruno rodrigues

O Instituto Baccarelli é um projeto de referência entre as organizações não governamentais e sem fins lucrativos dedicadas à arte e à educação. No meio musical, o reconhecimento também é grande. Não por acaso, um dos maiores maestros do mundo, o indiano Zubin Mehta, aceitou o convite para se tornar patrono do Instituto, que hoje conta com o trabalho cotidiano de músicos do porte de Isaac Karabtchevsky, seu diretor artístico, além de estabelecer parcerias com artistas e instituições musicais de todo o planeta. Bruno chega ao Instituto Baccarelli como uma grande promessa na arte da música erudita e contemporânea.

Bruno segue o caminho já trilhado por muitos jovens que aprenderam música erudita nas aulas do maestro Orley, do ICED. Entre eles, Peter Almeida, Washington Neres, Gabriel Rodrigues e Mateus Rodrigues, que foram do ICED para o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) e para a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, que são programas com o objetivo de alcançar a integração social por meio da prática coletiva e de excelência da música.

Por Vida Diária: Andressa Lima/Com informações de Opinião Pública.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.