:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: O projeto “Mutirão do Bem” realizado pela ONG Movimento Exerça Cidadania em parceria com a Faculdade Pitágoras, vem proporcionando diversos atendimentos especializados aos munícipes de Teixeira de Freitas. As edições são periódicas, a cada mês o projeto contempla uma escola e os bairros circunvizinhos. No mês de setembro, o Mutirão do Bem esteve na Escola Municipal Vila Vargas com a participação de 11 cursos da faculdade, reunindo mais de 80 voluntários.

A Faculdade Pitágoras, na oportunidade, realizou a atividade proposta pela Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Particular 2017, que tem como objetivo geral organizar, anualmente, desde 2005, nas instituições e/ou em espaços escolhidos por elas, uma mostra de suas ações, isto é, expor os seus feitos nos projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano. Com isso, foram 11 cursos participantes do evento. Professores e alunos dos cursos de Direito, Psicologia, Farmácia e Estética já participam da ação social desde o seu início, e especialmente neste, estiveram presentes também os cursos de Pedagogia, Educação Física, Administração, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Engenharia de Produção.

021

Segundo a coordenadora pedagógica da instituição, Susana Nadier, é uma grata satisfação a participação da Faculdade Pitágoras nos eventos de Responsabilidade Social. “A Faculdade tem esse compromisso com a comunidade, para nós o desafio em promover o protagonismo passa por esse diálogo constante com a comunidade. A grande missão é transformar a sociedade por meio da educação ensinando a nossos alunos o que é útil para além dos muros da Faculdade, tendo uma efetiva participação na vida cotidiana, tendo a oportunidade de prestar serviços na comunidade”, comenta.

Entre os atendimentos oferecidos gratuitamente aos moradores dos bairros Vila Vargas e São Lourenço, aferição de pressão, tipagem sanguínea, massagem, aula de Pilates, orientações nutricionais, administrativos, atendimentos psicológicos, jurídicos (aposentadoria, pensão, guarda, divórcio), corte de cabelo, design de sobrancelha, esfoliação facial, dança, jogos diversos, pula-pula e algodão doce para as crianças, e outros.

012

Para Jonathan Molar, idealizador do projeto e também professor da faculdade, a ação social engloba vários benefícios à comunidade. “O evento reúne as famílias dos bairros, professores, acadêmicos, profissionais e demais voluntários num momento de lazer, cuidado e atenção. Ações sociais desse tipo vêm para complementar os serviços prestados pelos órgãos públicos, uma vez que atua na prevenção/identificação de doenças, ludicidade com atividades educacionais, informações em diversas áreas da sociedade, além de descontração, harmonia e experiências enriquecedoras para os acadêmicos”, explica.

A ação social reuniu mais de 80 voluntários, entre professores, acadêmicos, profissionais, voluntários da ONG, e equipe da escola. Mais de 350 pessoas foram beneficiadas, com mais de 20 serviços prestados. A ONG Movimento Exerça Cidadania agradece a todos que colaboraram direta e indiretamente.

Por Vida Diária: Andressa Lima.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.