:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

quinta2

O melhor programa para as quintas-feiras à noite é  o “Quinta Justa”, que está de volta, com data marcada e repertório escolhido. O Show “Som do Nordeste”, estará aberto ao público no próximo dia 19, quinta-feira, no Salão do Júri do Fórum Manuel Pereira em Teixeira de Freitas, às 19h30.

Mas se você ainda está se perguntando “o que é quinta-justa?”, seguem algumas explicações. Caso você pergunte isso a um músico de qualquer lugar, ele poderá lhe explicar de forma técnica que se trata do intervalo entre duas notas distantes entre si 7 semitons, ou 3 tons e meio. Que é considerada, na música ocidental, uma consonância perfeita, já que, aos ouvidos ocidentais, as duas notas se fundem em agradável harmonia.

Caso a pergunta seja feita a um dos músicos e/ou estudantes do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento, ele responderá que além disso tudo descrito antes, o “Quinta Justa” é um projeto musical lindo, realizado pelo ICED em parceria com Tribunal de Justiça da Bahia, Comarca de Teixeira de Freitas, para levar a música erudita a todos os interessados, por ser essa arte, a chama da transformação social e da revolução educacional que impulsiona sonhos e futuros. Como o nome sugere, sempre às quintas-feiras.

Para que as apresentações fiquem ainda mais enriquecidas, o maestro Orley Silva, coordenador artístico do ICED, mistura o popular e o erudito. No show do dia 19, a música da Arte Armorial brasileira, que é integrante do Tropicalismo e teve o como mestre e diretor Ariano Suassuna, será a base da apresentação da Camerata do ICED e seus convidados.

Nas palavras de Suassuna: “A Arte Armorial brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos “folhetos” do romanceiro popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus “cantares”, e com a xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das artes e espetáculos populares com esses mesmos romanceiros relacionados”. A esta receita, o ICED acrescenta violinos, violas, contrabaixos e violoncelos. Com certeza, vale a pena conferir.

O que: Retorno do Quinta Justa

Como: Show Sons do Nordeste, inspirado na Arte Armorial

Quando: 19 de outubro (quinta-feira), às 19 horas

Onde: Salão do Júri, Fórum Manuel Pereira -  Rua : Eleozippo Cunha - Teixeira de Freitas.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.