:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas: Na manhã deste sábado (21) professores e alunos do curso Técnico em Enfermagem do IFA Técnico realizaram o 1º Pedal Rosa, um passeio ciclístico desde a rotatória da melancia até o supermercado Casagrande, dando continuidade as ações de conscientização da Campanha Outubro Rosa. Entre as ações, o grupo também fez abordagem com sensibilização sobre a prevenção e diagnósticos precoces do câncer de mama e colo de útero, no início das aulas e intervalo do Campus I da FASB. Sob as orientações e iniciativa dos professores Elenalva Almeida, Danilo Ricardo e demais professores do colegiado de saúde IFA Técnico, os alunos também fizeram arrecadação de alimentos para serem doados a pacientes em tratamento oncológico e de baixa renda.

Com o objetivo de chamar atenção da população para medidas preventivas contra o câncer de mama e colo de útero, diversas ações foram realizadas. No dia 10 de outubro, todos os alunos da área participaram da palestra “Câncer de colo de útero”, no auditório da FASB – Campus I, com o Dr. Fabiano Novais, ginecologista oncológico e a professora e enfermeira oncologista Elenalva Almeida, que falou sobre a importância do autoexame de mama e do exame de mamografia no diagnóstico precoce do câncer de mama, ressaltando a importância do profissional de saúde no processo de conscientização.

Nos dias 16 e 17, os alunos fizeram abordagem com sensibilização sobre a prevenção e diagnósticos precoces do câncer de mama e colo de útero, realizada por alunos do 3° módulo do curso técnico em enfermagem, no início das aulas e intervalo do Campus I.

No dia 16 a temática foi o câncer de mama, as orientações foram feitas de forma individual e coletiva aos alunos e professores do campus com demonstração da mama amiga, onde as pessoas tiveram a oportunidade de tocar e perceber a diferença da mama sem e com nódulos. Foi distribuído aos participantes algodão doce na cor rosa, a cor da campanha. Fazendo a alegria do momento de educação em saúde. No dia 17 os alunos abordaram a temática câncer de colo de útero, a decoração da área de convivência do campus foi o destaque. A animação ficou por conta de música ao vivo.

Mais um evento alusivo ao outubro rosa tirou nessa sexta-feira (20) parte dos alunos da zona de conforto (sala de aula) para mais uma ação de conscientização à prevenção do câncer de mama, dessa vez o setor favorecido foi o CAPS, na oportunidade oferecida a partir de um convite da colaboradora da instituição e também professora do IFA Técnico, a enfermeira Mayesse. Contaram com a presença da Dra. Daniela Pratti, mastologista especializada em Oncologia.

Durante todo o mês, os alunos e professores fizeram arrecadação de alimentos para serem doados a pacientes em tratamento oncológico e de baixa renda, e contaram com o apoio da coordenação e de outros cursos da instituição. A turma de enfermagem fez uma gincana para ver quem arrecadava mais alimentos.

"Para combater o câncer, é preciso a colaboração de todos. Faça a sua parte!" A equipe do IFA Técnico agradece a todos os colaboradores, alunos, Jeffson Comunicação e Marketing Visual e toda a comunidade teixeirense.  

Por: Vida Diária/Andressa Lima/IFA Técnico. 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.