:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

 

Teixeira de Freitas: Ocorreu na noite da última quinta-feira (23), às 19h30, a segunda edição do projeto “Quinta Justa”, realizado no Salão do Júri no Fórum Desembargador Manuel Pereira (Fórum antigo). Trata-se de um projeto de música erudita, que infelizmente não é muito comum entre a população teixeirense. Nesta segunda edição, o repertório foi “As Quatro estações” de Antônio Vivaldi, interpretado pela Camerata do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), com entrada gratuita. 

Os jovens do ICED, que formam a Camerata, vêm se preparando há um bom tempo para a grande apresentação, com o cuidado rigoroso do maestro Orley Silva. O Quinta Justa é fruto de uma parceria do ICED com o Tribunal de Justiça da Bahia/Comarca de Teixeira de Freitas.

Segundo Orley Silva, neste ano, ainda haverá a terceira apresentação do grupo no Salão do Júri, será uma “Quinta Justa” toda voltada para as festividades de Natal, o público se encantará pelas composições musicais natalinas. Dessa forma, nota-se que alegria e emoção não vão faltar nessa terceira edição. O evento acontecerá na segunda quinta-feira de dezembro, às 19h30. Para o próximo ano, no mês de fevereiro, “o ‘Quinta Justa’ voltará com tudo, o repertório será composto só por músicas brasileiras”, complementa Orley.

O concerto para violino e orquestras, originalmente batizado de “Le Quattro Stagioni”, é a obra mais lembrada de Antonio Vivaldi, que foi um dos principais músicos do período barroco e compôs cerca de 770 obras, entre concertos e óperas. Nascido em Veneza no ano de 1678, nesse trabalho, o autor descreve os fenômenos naturais, como chuva e vento e também o canto de aves, com a música.  

A primeira edição do projeto aconteceu em 19 de outubro, contou com o comparecimento de diversas personalidades, entre juízes, advogados e o Secretário de Estado Carlos Martins, da pasta de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Nesse dia, a Camerata homenageou a cultura nordestina, com músicas do Movimento Armorial, liderado por Ariano Suassuna, Além disso, teve a participação especial do cantor Neto Gaudino, da cidade de Caravelas.

 

Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.