:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Ibirapuã: O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD da Polícia Militar da Bahia, realizou durante toda manhã desta sexta-feira (01), no Ginásio de Esportes de Ibirapuã, a solenidade de entrega de certificados, formando 815 alunos da rede municipal de ensino. Estiveram presentes várias autoridades, entre as quais, o prefeito Calixto Antônio e a vice Nívea Davaca, o juiz da comarca Marcus Aurélio, policiais, escolas, familiares e amigos. O evento contou com a participação especial das duplas Pablo e Pákis de Medeiros Neto e Noemi Santos e Anderson Silva de Teixeira de Freitas.

Momentos de descontração com sorteio de brindes, inclusive bicicleta, marcaram o primeiro ano em que a 44ª Companhia de Polícia Militar - CPM, realizou as atividades do PROERD no município. Sob a gestão do Major PM Admar Ivo Leão Júnior, comandante da 44ª CPM, e com o auxílio do Tenente Coronel PM Sérgio Barros Bispo, participaram do projeto os instrutores Capitão PM Luiz Cláudio de Jesus Góes, a Subtenente PM Kátia Cilene Paranhos e o Soldado PM Marcílio Soares.

O PROERD em Ibirapuã é uma parceria entre o 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação - BEIC, a 44ª CIPM e a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação.

Várias escolas municipais estiveram envolvidas nas atividades do programa. Do ensino fundamental I participaram as escolas Ruy Barbosa, Horácio de Matos, Castro Alves e Djalma Bessa (Distrito de Portelinha). Já do ensino fundamental II, as escolas participantes foram Souza Mendes e Maria José (Distrito de Portelinha).

 

Sobre o programa

O processo de aprendizado e de conscientização desenvolvido por policiais em sala de aula durante 04 meses, busca afastar crianças e adolescentes das drogas e da violência. Essa filosofia social do PROERD, de desenvolver trabalhos de prevenção ao uso de drogas e oferecer alternativas que possibilitem a redução de outros problemas locais afetos à segurança pública, confirma a política da PM de aproximar-se da comunidade. O PROERD se baseia em esforços cooperativos da Polícia Militar, Escola e Família, que através de atividades educacionais em sala de aula, previnem o uso de drogas.

O Programa oferece estratégias preventivas para os alunos, através de material didático, o que possibilita às instituições escolares adequarem o currículo, atribuindo um peso qualitativo às avaliações.

Na ausência de medidas efetivas para inibir o consumo de drogas, o PROERD é uma alternativa viável e eficaz, capaz de atenuar esse caos que se instalou em nossa sociedade, que vem ceifando vidas ainda tão precoces.

 

Por: Vida Diária/Andressa Lima e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.