:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Mulheres de 13 municípios estão reunidas no I Encontro de Mulheres do Território Extremo Sul da Bahia, que iniciou às 8 horas deste sábado, 25 de março, e tem previsão que termine às 18 horas de hoje. Esse evento é uma iniciativa do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDDIM) e tem por tema "Empoderamento Feminino: O Lugar Social da Mulher" e lema "Acorda, Mulher! Participar é Poder!", e está acontecendo no Clube Kaikan e no campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Teixeira de Freitas.

A advogada Gine Kinjyo, uma das organizadoras do evento, disse que o território compreende 13 municípios: Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda. Todos foram convidados a estarem representando o município e participarem das palestras, grupos de trabalho e oficinas que estão sendo realizados durante esse sábado.

A presidente do CONDDIM de Teixeira de Freitas, Maria José Costa, informou que o Conselho tem por objeto propor e fiscalizar políticas públicas voltadas para a mulher, aplicadas dentro do município. A iniciativa de organizar esse evento se deu devido ao fato de que março é considerado o mês da mulher, já que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. “Nosso objeto é fortalecer barreiras e romper desafios”, finalizou a presidente.

Foram convidadas mulheres que ocupam o legislativo e o executivo das cidades, como a Prefeita do Prado, Maíra Brito, a vereadora de Teixeira de Freitas, Erlita Freitas e a vereadora de Medeiros Neto, Maria Aparecida, para que juntas, fortaleçam as políticas do território, além de levarem ideias e iniciativas para a criação do Conselho Municipal da Mulher em cidades que ainda não têm.

A vereadora Maria Aparecida, conhecida como Cida Boiadeira, da cidade de Medeiros Neto, veio participar das discussões do I Encontro de Mulheres e quer levar para sua cidade ideias e iniciativas que fortaleçam a luta pelo empoderamento da mulher de Medeiros Neto. “Hoje lá [em Medeiros Neto] ainda não tem um Conselho da Mulher, mesmo assim, estamos na luta em defesa dos direitos das mulheres, trazendo melhoria para elas”, disse em entrevista a vereadora.

Haverá dez grupos de trabalho que ocorrerão das 15 às 16h30min na UNEB com temas variados. E oito oficinas, sendo elas: Patchwork e de Artesanatos Variados; Arte terapia; O peso da palavra na poesia; Empreendedorismo; Oficina para Idosas (movimento e qualidade de vida); Animadores (as) de espaços de cuidado (com os alegroterapeutas); A importância do uso das plantas medicinais; e, Meditação: a arte de olhar para dentro.

Aconteceram também quatro exposições pela manhã, dentre elas, com a convidada Vilma Reis, que é da Ouvidoria da Defensoria Pública Estadual – DPE/BA, e falou sobre: “Empoderamento Feminino: coletivo, econômico e social: Onde estamos? Como ultrapassar o miasma do patriarcado?”. Também foram expositoras a profª Drª Maria Geovanda Baptista (UNEB), a profª Mesc. Jéssica Ramos Pereira (Faculdade Pitágoras) e a Drª Gine Kinjyo (advogada e profª da FASB).

 

Por Vida Diária/ Petrina Nunes

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.