:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 15 de fevereiro de 2018: O 10º Encontro Nacional da Arte e Cultura Capoeira, sob organização do grupo Zumbi Bahia Capoeira, coordenado pelo Contramestre Luciano Santos, será realizado em Teixeira de Freitas nos dias 27 e 28 de abril com diversas atividades, como batizado, troca de cordas, formatura, roda de capoeira, dança afro e maculelê, entre outras. O evento conta com a colaboração de parceiros, e você também pode contribuir para o desenvolvimento dessa prática esportiva no município.

Há 10 anos realizando o evento, o contramestre Luciano explica que participam do evento, mestres e professores de várias cidades da Bahia e de outros estados, como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Entre as atividades previstas, o batizado, que é o momento em que a criança recebe a sua primeira corda. Para este ano, a média é de 120 crianças para o batizado.

Haverá também a troca de corda, quando o aluno se prepara para um nível acima, e formatura para quem já está com graduações mais altas, como instrutores, professores, contramestres e mestres.

O projeto de capoeira é desenvolvido na ONG PASPAS, três vezes por semana, segunda, quarta e sexta-feira, das 19 às 20:30h, e agora em novos dias e horários, sábado às 15h e domingo às 9h. Ofertado totalmente gratuito à comunidade. Para se inscrever, basta comparecer à ONG PASPAS, crianças a partir de 05 anos. Rua Amaro Gomes, 775, bairro Tancredo Neves.  

O contramestre Luciano, que é também educador físico, atua com projetos sociais esportivos em outros bairros da cidade, como Liberdade, na escola Amigos de Aracruz e Associação Cidadania São José, mais conhecida como Casa das Irmãs.

Toda a equipe que faz parte do projeto e da organização do evento trabalha de forma voluntária, e para custear as despesas do 10º Encontro Nacional, é preciso contar com a colaboração dos parceiros, empresas e apoiadores do esporte, para que seja possível a realização do mesmo.

O vereador Jonathan Molar, Edinaldo Resende, ONG PASPAS, Posto Skalla, Nutrifrango, 4 Patas, Hotel Caraípe, Silk Vest e Açougue Pôr do Sol já são parceiros do evento. Para fazer parte do time de apoiadores culturais do evento, entre em contato com o contramestre Luciano, (73) 9 9915 9901. “A capoeira tem o poder de inclusão e socialização do indivíduo, poder de transformação”.

Por: Vida Diária/Andressa Lima. 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

MercadoSul
CNA
carnesSP
Exata
Lekao
GIL Academia