:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas, 08 de março: Variadas homenagens ao Dia Internacional da Mulher estão sendo realizadas em diversas esferas da sociedade, pois compreende-se a importância dessa data, a qual foi resultado de muitas lutas e conquistas. Dessa forma, o Rotary Club, distrito 4550, promoveu uma linda festa em homenagem às mulheres rotarianas e convidadas. O evento ocorreu na noite desta quarta-feira (07), com um jantar especial em que o prato principal foi um saboroso Yakisoba, feito por Joelma Guimarães, esposa do presidente do Rotary, Gedemárcio Guimarães.

 

Além desse momento de confraternização, houve um bate-papo com os presentes, com questões envolvendo a mulher, “mais especificamente, para que a gente entenda que o dia da mulher é muito mais do que flores, comemorações e presentes, é um tempo de reflexão, é um tempo de decisão acerca de problemas tão fortes, e nós conversamos um pouquinho sobre os altos índices de violência praticados contra as mulheres, por exemplo, 1 estupro a cada 11 minutos, 503 mulheres mortas a cada 2 horas no Brasil, e conversamos também sobre o fato do Espírito Santo ser o estado com o maior número de feminicídios e a Bahia ser o s egundo maior”, disse Joelma, a intermediadora do bate-papo e que trouxe esses dados preocupantes com o objetivo de tocar a todos, pois, essa é uma realidade em que não podemos nos acostumar, todo ato de violência deve ser combatido, principalmente, contra as mulheres.

 

Joelma Guimarães ainda disse que, para reverter os índices tão altos de violência, é preciso que as entidades e associações tenham um engajamento maior com a causa da mulher. “Eu chego a pensar que hoje o desafio de ser mulher é muito mais complexo até mesmo do que o papel do homem, da gente se dividir em vários papéis e ter que dar conta de abarcar tantas coisas. Diante de tudo isso, entendo que há um propósito maior e o meu desejo é que possamos compreender a necessidade de cuidar das gerações que vão vir, que todos possam ser mais respeitados e plenamente amados”, completou ela.

 

Na homenagem às mulheres, foram distribuídas flores para as rotarianas e convidadas, assim como recitação de poemas, música e orações, enfim, foi uma noite muito especial, em que o objetivo era realmente proporcionar esse momento de reflexão nesta data tão importante. “Agradeço todo o carinho dos que se fizeram presentes”.

 

Contando também com a presença dos homens rotarianos no evento, Joelma percebeu que a mensagem foi passada e aqueles que estavam presentes tiveram a oportunidade de refletir sobre tudo que foi debatido.

 

Uma das convidadas da noite foi a Karoline Araújo, presidente do Rotaract. Ela se emocionou muito com tudo que foi partilhado no bate-papo, “o que mais me emocionou foi a fala da Joelma, porque ela nos alertou sobre algo importante e que me chocou muito, que foi saber que a Bahia é o segundo nas estatísticas do feminicídio, não estava preparada para essas informações, estamos tão acostumadas com felicitações, flores e chocolates nesta data. Mas, isso foi muito importante para mim e acredito que para os convidados também, pois serviu como um alerta para todos nós”.

 

Aproveitando a presença da Karoline, é importante também lembrar que neste sábado (10) continuam as festividades com o 1º Festival de Pizza, em formato de rodízio, organizado pelo Rotaract Club. Será a partir das 19h, na loja Macônica Redenção, com o intuito de angariar fundos para o clube e para a manutenção dos projetos sociais da escola Rotary. Há ainda alguns ingressos que serão vendidos na hora do evento, custa apenas R$ 25,00. Não perca!

 

Por: Vida Diária/Robson Dias e Mirian Ferreira

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.